Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CONSUMO DE ÁLCOOL e o USO DE CAMISINHA

Consumir bebidas alcoólicas aumenta chance de fazer sexo desprotegido

Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo
  • A cada aumento de 0,1 miligrama por mililitro nos níveis de álcool no sangue, a probabilidade de ter relação sexual desprotegida aumentou 5% A cada aumento de 0,1 miligrama por mililitro nos níveis de álcool no sangue,
    a probabilidade de ter relação sexual desprotegida aumentou 5%
A quantidade de álcool consumida por uma pessoa afeta as chances de fazer sexo desprotegido. É o que destaca nova pesquisa que será publicada em janeiro na revista Addiction.
Em média, cada aumento de 0,1 miligrama por mililitro nos níveis de álcool no sangue dos participantes da pesquisa elevou em até 5% a probabilidade de ter relação sexual desprotegida.
Os pesquisadores canadenses observaram 12 estudos que buscavam relações entre o álcool e o uso de camisinha. Em todos os experimentos os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos, sendo que um deles consumiu álcool e o outro, não. O grupo que consumiu bebidas alcoólicas respondeu que faria sexo desprotegido.
De acordo o líder do estudo, Jürgen Rehm, a descoberta ajudará a entender porque as pessoas praticam o ato sexual sem proteção, mesmo sabendo que o método não é seguro. “O álcool influencia no processo de tomada de decisões”, aponta ele.
Em todos os estudos analisados quanto maior a quantidade de álcool ingerido pelos participantes, maior era a probabilidade de praticar sexo desprotegido.
A ligação entre o álcool e o sexo desprotegido pode ser útil para entender problemas de saúde pública, como a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
“A bebida tem um efeito decisivo no momento de fazer sexo desprotegido, portanto medidas para prevenir o HIV com esse enfoque devem ser adotadas”, acredita Rehm.
(Fonte:  http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/12/14/consumir-bebidas-alcoolicas-aumenta-chance-de-fazer-sexo-desprotegido.jhtm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário