Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

REDUÇÃO DE SÓDIO EM ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

 JOHANNA NUBLAT

DE BRASÍLIA
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) assinou nesta terça-feira, em São Paulo, uma ampliação para mais sete alimentos do acordo com indústrias visando à redução do sódio.
Pão francês, batatas frita e palha, salgadinhos de milho, bolos prontos, mistura para bolos, biscoitos doces ou salgados e maionese deverão reduzir níveis variáveis de sódio até 2014 ou 2016, a depender do produto. A menor meta é diminuir 2,5%, e a maior é diminuir 19,5% da substância ao ano.
As maiores reduções proporcionais serão feitas nos biscoitos doces recheados, em parte dos bolos prontos e nas misturas cremosas para bolo. O teor de sódio nesses produtos deverá cair para 44% do que é hoje.
Segundo o Ministério da Saúde, caberá à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) monitorar a redução progressiva acordada voluntariamente pela indústria.
A negociação foi firmada entre o ministério e as associações brasileiras das Indústrias de Alimentação, das Indústrias de Massas Alimentícias, da Indústria do Trigo e da Indústria de Panificação e Confeitaria.
Esse tipo de acordo foi anunciado em abril pelo ministério, focado inicialmente em massas instantâneas, pães de forma e bisnagas. O objetivo é contornar o problema das doenças crônicas no país, como as cardiovasculares, e proteger de forma especial as crianças, público importante desses produtos. 
(Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1020697-governo-amplia-restricao-a-sodio-em-alimentos.shtml)

Nenhum comentário:

Postar um comentário