Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

DIABETES e EXERCÍCIOS AERÓBICOS e de RESISTÊNCIA

Estudo mostra que combinação de treinamento aeróbico e resistência melhora os níveis de A1C em pessoas com Diabetes Tipo 2.
Um estudo realizado em pessoas com diabetes tipo 2 mostrou que ao se executar uma combinação de exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular, ou resistência, o treinamento foi mais eficaz na redução da hemoglobina A1c, também chamadA de hemoglobina glicada - A1C - que outro qualquer tipo de exercício realizado.
O estudo sobre os benefícios para a saúde de treinamento aeróbio e de resistência em indivíduos com diabetes tipo 2 (HART -D)  foi conduzido por pesquisadores do Centro de Pesquisa Biomédica Pennington da Universidade Estadual do Sistema Louisiana, liderado por Timothy S. Church, MD, MPH, Ph. D., diretor de pesquisa de medicina preventiva.
O valor de exercício físico regular para pessoas com diabetes tipo 2 é bem reconhecido. No entanto, de acordo com os autores, os melhores tipos ou combinação de tipos de exercício físico não tem sido clara.
O estudo HART-D avaliaou os efeitos do treinamento aeróbio, treinamento de resistência, e uma combinação de ambos sobre as mudanças nos níveis de A1C entre 262 homens e mulheres sedentários e com diabetes tipo 2. Participantes do estudo foram incluídos em um programa de exercícios de 9 meses entre Abril de 2007 e agosto de 2009. Quarenta e um participantes foram atribuídos ao grupo controle sem exercício, 73 a sessões de treinamento de resistência, 72 a sessões de exercício aeróbio, e 76 a uma combinação de exercícios aeróbicos e treinamento de resistência.
"Nossos dois objetivos mais importantes no desenvolvimento de doses de exercício para HART-D eram para manter a duração total do exercício semanal semelhante entre os grupos, assegurando que as prescrições aeróbicas seguissem as atuais diretrizes", disse Church. "Conseguimos dois gols, e nossos resultados apoiam fortemente as Orientações Federais  de Atividade Física - 2008 que dão recomendação para os americanos que ótimos programas de atividade física consistem em atividade física regular combinada com treinamento de resistência."
No final do estudo, os pesquisadores descobriram que o grupo de exercício combinados tinham níveis de A1C 0,34 por cento inferiores aos do grupo controle. Esta alteração estatisticamente significativa ocorreu apesar de o grupo controle ter aumentado o uso de medicamentos para diabetes e do grupo de exercício combinado tinha diminuído seu uso dos medicamentos. Nem o grupo de treinamento de resistência, nem o grupo de exercício aeróbio mostrou mudanças significativas no A1C quando comparados com os do grupo controle.
Todos os grupos de exercício reduziram a circunferência da cintura em relação ao grupo controle. O grupo de treinamento de resistência perdeu uma média de 3,1 libras (lbs) de massa gorda e o grupo de exercício- combinação perdeu uma média de 3,7 lbs., em comparação com o grupo controle.
"O encontrado neste estudo foi que, embora a resistência e treinamento aeróbio proporcionem benefícios, apenas a combinação dos dois foi associada a reduções significativas nos níveis de A1C", disse Church.
Como observado pelos autores do estudo HART-D, as diretrizes para atividade física - 2008 para os americanos, publicado pelo Departamento dos EUA de Saúde e Serviços Humanos, recomendam o exercício aeróbio, em combinação com treinamento de resistência para a maioria das pessoas. As diretrizes, disponíveis em www.health.gov / PAGuidelines, fornecem informações e orientações sobre os tipos e quantidade de atividade física que fornecem benefícios de saúde substanciais para os americanos com mais de 6 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário