Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PRÓTESES DE SILICONE PIP e CONSEQUÊNCIAS

Após reunião com entidades médicas e os ministérios da Saúde e Justiça, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta quarta-feira (11) que o governo vai permitir a troca de próteses mamárias rompidas da marca PIP e Rofil usando planos de saúde particulares ou o SUS (Sistema Único de Saúde).
A medida vale também para as pacientes que colocaram o implante para fins estritamente estéticos.
Antes da decisão, o Ministério da Saúde informava que o SUS cobriria a troca dos silicones apenas das pacientes que originalmente colocaram os implantes após mastectomia.
"[No caso da] mulher que tem um implante colocado na rede privada por uma questão estética, na medida que esse implante se rompeu, há o entendimento do governo de que esse procedimento agora é reparador, o que significa retirar a prótese que tenha rompido e implantar uma nova", disse o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.
"Esse procedimento poderá ser feito pelo SUS e será garantido pelos planos de saúde, porque eles também garantem as cirurgias reparadoras", acrescentou.
Segundo Barbano, as entidades médicas vão fechar com o Ministério da Saúde um protocolo de atendimento. O documento fornecerá orientações sobre os exames que deverão ser feitos para detectar eventuais problemas e os casos em que a troca será necessária. Também serão definidos os serviços médicos que poderão ser utilizados pela paciente. Esse documento deve ficar pronto até o início da próxima semana.
A ideia, continua ele, é realizar uma convocação pública para que as mulheres com implantes PIP ou Rofil --ou que não saibam a marca de seus implantes-- busquem os serviços de saúde para realizar os exames.
O governo estima um universo de 20 mil mulheres que devem ser atendidas.
Até o momento, a Anvisa tem informação de rompimento de 39 próteses da PIP (a maior parte já substituída) e algumas da Rofil (número ainda não definido).

2 comentários:

  1. Atenção:
    http://noticias.r7.com/saude/noticias/mulheres-com-implantes-de-silicone-das-marcas-pip-e-rofil-podem-ir-a-justica-diz-consultora-20120117.html
    Vale a pena dar uma olhada!
    Joni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Governo anuncia lista de hospitais do SUS que vão trocar as próteses adulteradas
      Procedimento será feito em 371 locais que realizam cirurgias de alta complexidade.
      Veja mais:
      http://noticias.r7.com/saude/noticias/governo-anuncia-lista-de-hospitais-do-sus-que-vao-trocar-as-proteses-adulteradas-20120123.html

      Excluir