Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

PISCINAS QUE MATAM - Como pressionar responsáveis?

domingo, 1 de janeiro de 2012
Hoje este blog completa cinco anos. E cadê a Lei que vai salvar vidas?!
Dispositivos de segurança para piscinas evitam a sucção dos ralos. E salvam vidas. Simples assim.
Cinco anos. Há cinco anos escrevo e por vezes me repito aqui neste espaço que em 2007 criei para dar voz à minha filha que daqui a uma semana estará há 14 anos vivendo em coma vigil, por causa de um acidente – sucção do ralo da piscina – acidente este que poderia ter sido evitado, se não houvesse em nosso país tanto descaso e negligência com a vida humana.
Tento insistentemente alertar as pessoas para o perigo dos ralos de piscinas e chamar a atenção das autoridades para este grave problema de saúde pública - a sucção dos ralos de piscinas - que continua a causar mortes em nosso país, principalmente de crianças. Aqui no Brasil, a média de mortes causadas pela sucção dos ralos de piscinas, era de uma por ano. Em 2011, foram três mortes, uma delas documentada no post anterior deste blog.
A partir da criação do blog Flavia, vivendo em coma, começaram a ser apresentados projetos de lei para segurança nas piscinas, embora nenhum desses projetos mencionasse a sucção dos ralos e somente o projeto 7414 era de abrangência federal. E foi por isso que me juntei a dois peritos em segurança de piscinas e durante meses trabalhamos na elaboração de um texto de emenda ao projeto de lei 7414, apresentado no Congresso em 2010. No texto por nós elaborado e apresentado - em agosto de 2011 - ao relator da lei, mencionamos e demonstramos lá em Brasilia, quais os dispositivos de segurança que evitam a sucção dos ralos e como funcionam esses dispositivos que não custam caro e se obrigatoriamente instalados nas piscinas de todo o país, vão evitar este tipo de acidente que deixou minha filha em coma vigil irreversível e continua a matar crianças pelo Brasil afora.
Ao término da reunião em Brasilia, nos foi dito pelo relator da lei e seus assessores, que até o final de 2011, teríamos aprovada a Lei Federal para Segurança nas Piscinas. De volta a São Paulo, enviei e-mails e fiz telefonemas para Brasilia tentando obter notícias da Lei. Infelizmente, nenhum dos meus e-mails e telefonemas mereceu uma resposta do relator e de seus assessores.
Infelizmente, como disse Antônio Santos, pai de uma vítima fatal deste tipo de acidente que também esteve comigo em Brasilia, enquanto não existir - e acrescento - e for aplicada com rigor - a LEI FEDERAL para segurança nas piscinas, com a obrigatoriedade do uso dos dispositivos de segurança que evitam a sucção dos ralos continuaremos a perder vidas, principalmente de crianças.
Faz cinco anos que eu me repito aqui. É uma pena que eu tenha que ser tão insistente e repetitiva para chamar a atenção para acidentes tão graves como são esses causados pela sucção dos ralos nas piscinas do Brasil. É uma pena que nem mesmo por uma Lei que vai salvar muitas vidas, se consiga a necessária atenção e ação dos políticos.
Desejo a todos os leitores do blog de Flavia, um excelente 2012.
E até o próximo post.
(Fonte: texto de Odele Souza - http://flaviavivendoemcoma.blogspot.com/)

2 comentários:

  1. Olá Joni,

    Obrigada por reproduzir meu texto e citar a fonte.

    Um abraço e FELIX 2012 pra você e seus entes queridos.

    ResponderExcluir
  2. No Rio de Janeiro já existe uma Lei que trata do assunto, a Lei n 5837 de 11 de novembro de 2010.
    E além disso também já temos um produto 100% nacional que atende a todas as especificações da lei.
    Agora simplismente não há mais desculpas para que os clubes, condomínios, parques, hotéis, etc, possam tratar a questão com mais seriedade e atender uma exigência de segurança que o povo está reinvidicando antes mesmo de ter uma lei obrigando-os a fazê-lo.
    Qualquer informação ou dúvida, entre em contato conosco: www.masterflow.com.br

    ResponderExcluir