A Embrapa Agroindústria de Alimentos criou uma nova bebida instantânea, feita de café solúvel, extrato de soja e açúcar. Basta tirar do saquinho e adicionar água quente ou fria.
O consumo de produtos à base de soja tem sido relacionado à redução de risco de várias doenças crônicas e estudos recentes têm demonstrado os efeitos benéficos à saúde atribuídos ao consumo moderado de café.
Além do sabor, a bebida mista contém compostos bioativos, como isoflavonas da soja, que vêm sendo relacionadas a benefícios em relação a diversas doenças, tais como alguns tipos de câncer, osteoporose e sintomas da menopausa, bem como os ácidos clorogênicos do café, que também tem sido relacionados à saúde principalmente à sua capacidade antioxidante.
Intolerância à lactose
De acordo com a pesquisadora Ilana Felberg, a opção pela soja como um dos ingredientes se deve ao fato de que ainda são poucas as opções no mercado para pessoas com intolerância à lactose (alergia à produtos lácteos) ou que tenham por opção consumir alimentos de origem 100% vegetais.
"É difícil encontrar bebidas desse tipo que não contenham leite ou derivados de origem animal. Dessa forma, conseguimos um produto bem aceito pelo consumidor devido a propriedades organolépticas e com agregação de benefícios à saúde," afirmou.
O trabalho foi financiado pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café.
Nenhum comentário:
Postar um comentário