A diabetes tipo 2 é uma doença em crescimento em todo o mundo, que pode levar a sérios problemas de saúde.
O que se sabe é que pessoas que bebem bastante café têm um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2.
O que não se sabia até agora era o porquê.
Os cientistas estão dando uma nova solução para esse mistério de longa data em um artigo publicado nesta semana na revista científica Journal of Agricultural & Food Chemistry.
Café contra diabetes
A equipe do Dr. Ling Zheng explica que estudos anteriores mostram que os bebedores de café têm um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2, que responde por 90 a 95 por cento dos casos de diabetes no mundo.
Esses estudos mostram que as pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm um risco 50 por cento menor de ter a diabetes tipo 2. E cada xícara de café adicional traz nova diminuição no risco de quase 7 por cento.
Outros pesquisadores têm associado o surgimento do diabetes tipo 2 com o dobramento incorreto de uma proteína chamada polipeptídeo amilóide das ilhotas humanas (hIAPP). Vários grupos estão trabalhando na busca de formas de bloquear esse processo.
Benefícios do café
Zheng e seus colegas decidiram então ver se os efeitos benéficos do café poderiam ser devido a substâncias que bloqueiam a hIAPP.
De fato, eles identificaram duas categorias de compostos no café que inibem significativamente a hIAPP.
Eles sugerem que esse efeito explica porque os bebedores de café apresentam menor risco de desenvolver diabetes.
O próximo passo natural da pesquisa será descobrir formas de isolar esses compostos do café, para que pessoas que não gostam de tomar café também possam usufruir dos seus benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário