Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

LENTES DE CONTATO COM ZOOM!

Cientistas criam lentes de contato hightech 

que dão zoom quando 

você pisca duas vezes

Por , em 29.07.2019
Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) desenvolveram uma lente de contato hightech que pode ser controlada pelo movimento dos olhos. Por exemplo, a lente pode dar zoom se você piscar duas vezes.
  • Como funciona
A lente utiliza o potencial elétrico do olho, conhecido como “sinal eletro-oculográfico”. Ao medir o sinal gerado por movimentos específicos do olho (olhar para cima, para baixo, para os lados, piscar), a lente responde com um comando diferente.
Ela é feita de polímeros que expandem em reação à corrente elétrica e é controlada por cinco eletrodos em volta do olho que agem como músculos. Então, por exemplo, quando o polímero se torna mais convexo, a lente dá zoom in.
É interessante observar que as lentes, por responderem a eletricidade e aos movimentos dos olhos, funciona até mesmo em pessoas que não podem enxergar.
“Mesmo que seu olho não consiga ver nada, muitas pessoas ainda podem mover seu globo ocular e gerar esse sinal eletro-oculográfico”, explicou o principal pesquisador do estudo, Shengqiang Cai, ao portal New Scientist.
  • Aplicações
Alguns tipos de robôs já possuem lentes que imitam os sinais elétricos naturais do globo ocular humano.
Os pesquisadores esperam que sua tecnologia leve à criação de um olho protético ou uma câmera que possa ser controlada apenas com os olhos.
  • “O sistema desenvolvido tem potencial para ser usado em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente no futuro”, escreveram os autores em um artigo, publicado na revista científica Advanced Functional Materials. [CnetIndependent]


https://hypescience.com/cientistas-criam-lentes-de-contato-que-dao-zoom-quando-voce-pisca-duas-vezes/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário