Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

VITAMINA D e INTEGRIDADE DA MIELINA

NOVO ESTUDO: Níveis mais altos de vitamina D estão associados a massa cerebral e substância cinzenta de aparência normal na EM progressiva.
Protocolo Coimbra
Níveis mais altos de vitamina D podem promover a "integridade da mielina" na EM progressiva, sugere estudo:
"Níveis mais altos de vitamina D no sangue podem ajudar a proteger a bainha de mielina, retardando os danos às células nervosas em pessoas com formas progressivas de esclerose múltipla (EM), relata um estudo de imagem cerebral.
O estudo, "Medidas de vitamina D e ressonância magnética na esclerose múltipla progressiva", foi publicado na revista Multiple Sclerosis and Related Disorders.
A deficiência de vitamina D foi proposta como um fator de risco para a EM, mas a maioria dos estudos foi realizada em pessoas com a forma de remissão recidivante (EMRR) da doença. Os dados existentes para a doença progressiva sugerem que os níveis de vitamina D nessas pessoas são ainda mais baixos do que nos pacientes com EMRR e podem prever a conversão em esclerose múltipla progressiva secundária (EMSP).
... Quando os pesquisadores analisaram fatores como idade, sexo e duração da doença, uma análise subsequente mostrou que níveis mais altos de 25(OH)D3 estavam significativamente associados a maiores escores no cérebro inteiro (massa cerebral) e na substância cinzenta de aparência normal, usando a taxa de transferência de magnetização (MTR) - que avalia o conteúdo de mielina e a densidade das fibras nervosas.
A matéria cinzenta é composta de corpos celulares nervosos, suas projeções e os locais onde eles se comunicam, chamados sinapses.
"As associações positivas entre os valores de vitamina D, massa cerebral e ubstância cinzenta sugerem que a vitamina D pode ter um papel protetor em pacientes com esclerose múltipla progressiva em termos de "integridade da mielina", disseram os pesquisadores. Esses benefícios podem ser via modulação imunológica e efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, acrescentaram."

Nenhum comentário:

Postar um comentário