Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

QUEIMADURAS

Se tem uma coisa que ninguém deseja, é passar por emergências médicas. Mas, infelizmente, elas acontecem todos os dias. O ditado "é melhor prevenir, do que remediar", é excelente, mas muitas vezes a prevenção não é suficiente.
Então hoje eu trouxe um passo a passo de como agir nos casos de queimaduras, conforme a imagem já mostra, principalmente nas mãos. Esses tipos de acidentes são relativamente frequentes e você precisa agir logo.
Primeiro é importante lembrar que tudo vai depender do grau da queimadura. Classificamos queimaduras em primeiro, segundo e terceiro grau, de acordo com a profundidade das camadas de pele que ela atinge.
As queimaduras podem acontecer por fogo ou objetos quentes, mas também por conta de produtos químicos, como soda cáustica.
1️⃣Queimaduras de primeiro grau:
São aquelas leves, que atingem somente a primeira camada da pele, deixando-a com aspecto vermelho, mas sem bolhas.
Queimaduras de sol no verão, por exemplo, costumam ser de primeiro grau.
Para casos assim, resfriar o local com água fria é importante, além da hidratação, com cremes e pomadas. A dor tende a desaparecer em poucos dias, sem marcas.
2️⃣Queimaduras de segundo grau:
Essas já são mais graves e podemos identificá-las pelas bolhas e inchaço na região afetada. É importante que a região seja resfriada e lavada, sem força.
Queimaduras de segundo grau que acometem mais que 8 cm de extensão da pele ou apresentam pontos marrons/brancos, já são graves e precisam de avaliação médica. Após fazer os primeiros passos, é importante buscar um plantão para garantir que a queimadura receberá o tratamento correto, podendo preservar ao máximo a pele e o local atingido.
3️⃣❗️Queimaduras de terceiro grau:
Queimaduras de terceiro grau são muito sérias e podem vir acompanhadas de problemas respiratórios (em caso de incêndio ou explosões, por exemplo). Geralmente o paciente não sente dor, pois até os nervos foram comprometidos.
A chamada ou ida ao serviço de emergência é fundamental, principalmente porque esse tipo de queimadura tende a colocar em risco a vida do paciente.
No hospital, trataremos as lesões do paciente por nível de prioridade. E qual o papel do cirurgião nesses casos?
Para pacientes com queimaduras que afetaram movimentos ou tiveram grandes perdas de pele, recorremos à cirurgia com enxerto de pele para recuperar o movimento e auxiliar esteticamente, com o objetivo de amenizar a aparência das queimaduras.
Falando especificamente das mãos, usamos técnicas para preservar e recuperar tendões, vasos e nervos e possibilitar que os movimentos sejam recuperados. Além disso, tratamos de forma mais detalhada possível para que as cicatrizes apresentem o mínimo de retração possível e não acometam os movimentos.
Viu só a importância de buscar ajuda médica especializada? Sou ortopedista, microcirurgião e cirurgião da mão, com atendimento em Londrina. Para consultas, ligue (43) 3361-3807.

Nenhum comentário:

Postar um comentário