Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

ELETROMAGNETISMO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Eletromagnetismo impede disseminação de células do câncer de mama

Redação do Diário da Saúde

Campos eletromagnéticos impedem disseminação de células do câncer de mama
Os campos eletromagnéticos impedem a formação de extensões nas células que são usadas para o câncer se espalhar.
[Imagem: Ayush Arpit Garg et al. - 10.1038/s42003-019-0550-z]
Eletromagnetismo contra o câncer
Os campos eletromagnéticos podem ajudar a impedir que o câncer de mama se espalhe para outras partes do corpo.
Um experimento inicial mostrou que campos eletromagnéticos de baixa intensidade dificultam a mobilidade de células específicas do câncer de mama, impedindo a formação de extensões longas e finas na borda de uma célula cancerígena migratória, saliências essas que são usadas para que ela se fixe em outras partes do corpo, a chamada metástase.
A pesquisa foi feita em células cultivadas em laboratório, e o conceito ainda não foi testado em animais ou humanos, mas os resultados iniciais deixaram os pesquisadores animados.
A capacidade de proliferar não apenas localmente, mas se espalhando por todo o corpo, é o que torna o câncer tão devastador - e o que levou a equipe de pesquisa a examinar células cancerosas individuais para entender o que as torna tão prejudiciais.
"Uma coisa muito destrutiva que essas células fazem é migrar para áreas distantes do corpo. E o que aprendemos aqui é que, ao tratá-las com certa classe de campo elétrico, estamos alterando seu potencial de se espalhar de alguma forma," disse o professor Jonathan Song, da Universidade Estadual de Ohio (EUA).
Campos eletromagnéticos impedem disseminação de células do câncer de mama
A equipe desenvolveu um equipamento especial para reproduzir o ambiente do câncer de mama e como ele se espalha.
[Imagem: Ayush Arpit Garg et al. - 10.1038/s42003-019-0550-z]
Sensibilidade do câncer ao campo eletromagnético
A pesquisa revelou que as células cancerosas de alguma forma sentem tanto a presença dos campos eletromagnéticos quanto a direção de onde os campos chegam, porque essa direção afeta os resultados.
As células de câncer de mama triplo-negativo metastático - células cancerosas que, por sua natureza, não respondem à terapia hormonal ou a tratamentos que visam um gene comumente expresso em células de câncer de mama - foram as mais sensíveis aos campos eletromagnéticos.
A pesquisa usou um modelo que os pesquisadores projetaram para imitar o ambiente no qual as células do câncer de mama se formam, mas os resultados ainda precisarão ser validados.
"Mas o que mostramos, biologicamente, é que essas células cancerosas estão se tornando profundamente menos metastáticas, o que é uma descoberta muito importante," disse Song.

Nenhum comentário:

Postar um comentário