Pesquisar este blog

sábado, 28 de setembro de 2013

CONTROLE DO TABAGISMO: JUSTIÇA SEJA FEITA!


JUSTIÇA SEJA FEITA!

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) agora é contestada por estar tentando manter seu papel para regular e corrigir distorções da indústria do tabaco. Nos últimos anos, comprovou-se que o acréscimo de aditivos ao fumo torna-o mais atraente particularmente para o público jovem, pois o aroma e o sabor agradáveis obtidos por estes produtos disfarçam suas características originais - mau cheiro e gosto repulsivo do fumo bruto. Para evitar que as pessoas continuem sendo enganadas e atraídas para fumar, através desta estratégia da indústria, a ANVISA houve por bem proibir os aditivos ao fumo. Os mais beneficiados com esta medida serão os jovens, que receberão uma grande contribuição para sua saúde e vida futura.
A indústria do fumo, como sempre, tenta sensibilizar os setores decisórios argumentando que “com esta norma, as vendas de cigarros cairão, e muitos setores terão prejuízos”. Ora, este é exatamente um dos pontos mais cruciais e necessários para melhorar a saúde e reduzir mortalidade dos brasileiros: não fumar! É chegada a hora de conter a indústria do tabaco na sua voracidade para produzir cigarros e induzir pessoas a ficar dependentes – o que sempre faz por artimanhas midiáticas de sedução.
Contrariar medidas que visam a proteger a vida das pessoas deveria ser considerada uma atitude vergonhosa, antiética, e não mais praticada por qualquer cidadão, muito menos por lideranças e grandes empresas.
Defender o direito de fabricar cigarros com a adição de substâncias que os tornem atraentes ao paladar e ao olfato é propiciar que nossos jovens continuem sendo captados e enganados por uma falsa percepção de inocuidade. Os aditivos constituem um disfarce que não condiz com os danos que cigarros podem causar.
Nosso apelo, neste momento em que a indústria do tabaco ataca por todos os flancos para atingir seus objetivos: prezados políticos e juízes do STF, tomem a atitude que se espera de pessoas que se propõem a melhorar o país, prestigiem acima de tudo o humanismo de que tanto precisamos, a saúde de um povo já tão combalido, e a vida de todos, particularmente das nossas crianças. Não se deixem levar por influências ou por textos legislativos que não têm a ponderação do ser, a sobriedade do viver, e a dinâmica do mundo de hoje. Marquem seu nome na história como reais defensores da sociedade, pois isto é o que mais se espera de quem faz a política e a justiça de uma nação. No futuro, pelo que fizerem, é que serão lembrados.

Dr. Luiz Carlos Corrêa da Silva
Comissão de Tabagismo da SBPT
Soc. Brasileira de Pneumologia e Tisiologia


FONTE: REDE ACT

Nenhum comentário:

Postar um comentário