Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

DEMOCRACIA NA SAÚDE JÁ!


Junto com o apoio espiritual e psicológico e com a orientação para a prática de esportes, a Homeopatia tem sido uma aliada importante do programa “UCPel Mais Saudável”. Criado pelo médico homeopata Roni Quevedo, o programa garantiu a proibição do consumo de produtos fumígenos em todos os ambientes da Universidade Católica de Pelotas, incluindo suas áreas abertas, e se tornou destaque em Pelotas.
Criado em 2007, a iniciativa serviu de inspiração para novas lutas contra o tabagismo, como o Projeto de Lei Antifumo em Pelotas, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, em 2009. E também o engajamento na campanha Democracia na Saúde Já! – divulgando a campanha e colhendo assinaturas – por ser favorável à aplicação prática da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde.
“Trabalho na Secretaria de Saúde, atendo escolares de 2 a 14 anos matriculados em escolas do município, estado e particulares. Boa parte deles não tem condições de pagar 5 reais por um remédio homeopático. É aquela velha história: eu acredito em Homeopatia. Tratamento de baixo, resolutivo e com raros efeitos colaterais”, diz Roni.
Ele conta que ler o que Hylton Luz, médico homeopata, presidente da ONG Ação pelo Semelhante e idealizador da campanha Democracia na Saúde Já!, escreveu sobre o assunto, o direito de escolha, o respeito ao outro e os princípios do SUS, foi estimulante. “Foi crescendo como cresce uma gravidez. Caiu uma semente num campo fértil de parceiros. Creio que o fato de trabalhar com fumantes ajudou”, comenta.
“A gente começa a querer mudar a rua, o bairro, a cidade, o estado. Tenho distribuído as folhas de abaixo-assinado em escolas, no comércio, para outros voluntários, deixei algumas nas recepção da Câmara de Vereadores, na sala de espera onde trabalho, vários locais da Universidade Católica de Pelotas... Algumas pessoas me procuram para pedir a folha do abaixo-assinado, quando a participação fica dificultada pela internet”, relata.
Ele conta que tem conseguido avanços. “Pequenos jornais e revistas da cidade já publicam a chamada "Democracia na Saúde, Já" com o endereço do site e a TV UCPel está divulgando esta chamada com várias inserções durante a semana”, cita. Além disso, Roni está articulando, agora, as torcidas organizadas dos dois times de Pelotas, igrejas e associações culturais.
Roni acredita que o número de assinaturas, que desconhece no momento, deve contribuir para influenciar outras pessoas e articular algo na Câmara de Vereadores. “Passei a ideia para o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Marcus Cunha, e foi muito bem aceita, e também a intenção de que o conteúdo seja discutido durante reunião desta Comissão, a fim de dar conhecimento para os participantes – sindicatos, associações, grupos de trabalho voluntário etc. – para posteriormente agendarmos uma Audiência Pública sobre a Portaria 971”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário