Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

TODOS OS DOUTORES MÉDICOS LAVAM CORRETA e ROTINEIRAMENTE SUAS MÃOS?

10/09/2013
 às 8:02 \ Doenças

Lave as mãos, doutor!

Thinkstock
No último post escrevi sobre como é importante as pessoas lavarem suas mãos em diversas situações do dia. E um médico antes de uma cirurgia, alguém tem dúvidas que é fundamental lavar as mãos com maior cuidado ainda? Mas não foi sempre tão óbvio assim.
Em 1847, Ignaz Semmelweis, médico da Clínica Obstétrica do Hospital Geral de Viena, chegou à conclusão de que lavar as mãos poderia salvar milhares de vidas de mulheres. Naquela época, uma doença quase sempre fatal era muito comum entre elas: a febre puerperal, infecção contraída após dar à luz. O Dr. Semmelweis observou que a morte por febre puerperal de suas pacientes diminuiu  em mais de 90% quando, antes de cuidar delas, ele passou a lavar as mãos com uma solução de hipoclorito de cálcio  (hoje usado em limpeza de piscinas, por exemplo). Um gênio da medicina.
Mas apesar  de documentar esse fato com estatísticas muito precisas, ele não foi levado a sério pelos seus colegas médicos. Ainda sem nenhum conhecimento sobre germes, os médicos, desde a antiguidade até aquela época, não viam necessidade de lavar as mãos antes de tratar seus pacientes. Muito pelo contrário, eles se sentiram ofendidos com a recomendação do higiênico Dr. Semmelweis. “Nós, sujos?! Que audácia, o senhor é que é um imundo!”
A reação dos médicos contra o Dr. Semmelweis foi tão extrema que ele teve que sair de Viena. Depois disso, sofreu um colapso nervoso, foi confinado em um hospício sujo e ali morreu de maus-tratos aos 47 anos.
Anos mais tarde, Louis Pasteur descobriu a influência dos germes nas doenças e mudou definitivamente a história do combate a elas. Mas era tarde demais para o visionário e incompreendido Dr. Semmelweis.
E hoje, como é?
A higienização das mãos em enfermarias, hospitais e centros cirúrgicos chega a detalhes que impressionam quem nunca viu. A lavagem pode levar até 5 minutos, usando escova e uma solução antisséptica, como por exemplo clorexidina. Os profissionais da saúde se preocupam em lavar todos os pontos das mãos, ilustrados nessa figura:
Para isso, são treinados em técnicas de lavagem minuciosa, que estão simplificadas nessa outra figura:
Por isso, ao ver seu médico lavando suas mãos antes de qualquer procedimento, pode agradecer ao Dr. Semmelweis.
 Por Lucia Mandel

Nenhum comentário:

Postar um comentário