Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CÂNCER e VIDA FISICAMENTE ATIVA

Câncer de endométrio: ser ativa por pelo menos 30 minutos ao dia e manter um peso corporal saudável pode evitar quatro em cada dez casos deste tumor, segundo pesquisa do World Cancer Research Fund
Quatro em cada dez casos de câncer de endométrio poderiam ser evitados no Reino Unido se as mulheres fossem fisicamente mais ativas e mantivessem um peso corporal saudável. O projeto World Cancer Research Fund International’s Continuous Update Project (CUP) encontrou fortes evidências de que cerca de 3.700 casos poderiam ser evitados a cada ano se as mulheres fizessem exercícios físicos durante 38 minutos por dia e mantivessem um peso corporal saudável, ou seja, mantivessem seu índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 25 kg/m².
No Reino Unido, apenas 56% das mulheres seguem por completo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (World Health Organization) de serem fisicamente ativas por pelo menos 30 minutos ao dia, durante cinco dias da semana. E apenas 39% têm um peso corporal saudável.
A pesquisa também revelou evidências de que o consumo de café pode reduzir o risco de câncer de útero, mas ainda não há informações suficientes para recomendar que as mulheres bebam café para se proteger contra a doença. As evidências de que o café tem qualquer efeito sobre o risco de desenvolvimento de outros tipos de câncer não são consistentes e os efeitos potenciais para outras condições de saúde permanecem obscuros.
A Dra. Elisa Bandera, um dos membros do projeto CUP e professora do Epidemiology at Rutgers CancerInstitute de Nova Jersey, diz que o câncer de endométrio é um dos tumores malignos mais comuns em mulheres e que uma proporção significativa de casos poderia ser evitada a cada ano, mantendo-se um peso saudável e a prática regular de atividades físicas. Ela também fala que o relatório do projeto CUP para o câncer endometrial segue as recomendações já conhecidas em relatórios anteriores para os tumores de pâncreas, mama e intestino mostrando a importância dos fatores de estilo de vida na prevenção do câncer e, assim como os relatórios anteriores, utiliza as recomendações mais atuais para dizer como as pessoas podem cortar os seus riscos de desenvolvimento de câncer.
Outra professora que participou do projeto CUP, Hilary Powers, da University of Sheffield, acrescenta que “não são apenas os indivíduos que podem fazer mudanças para reduzir o risco de câncer. O governo e outras organizações podem fazer muito para tornar o estilo de vida saudável uma opção mais fácil para todos”.
Uma equipe de especialistas internacionais julgou as evidências e cientistas do World Cancer Research Fund (WHRF) estimam que cerca de 44% dos casos de câncer de endométrio no Reino Unido poderiam ser evitados através de atividades físicas e do peso corporal saudável.
Os cientistas acreditam que há várias razões para explicar as relações entre gordura corporal e câncer, tais como o fato de que células de gordura podem liberar hormônios que aumentam o risco de desenvolvimento de certos tumores malignos. A atividade física regular pode ajudar a manter estes níveis hormonais saudáveis, assim como fortalecem o sistema imune e mantém a saúde do sistema digestivo.
Para a diretora executiva do WCRF, Karen Sadler, as recomendações do WCRF são: “Para reduzir o risco de câncer de endométrio e de outros tipos de câncer, o ideal é ser o mais magra possível, sem estar abaixo do peso ideal, e manter-se ativa por pelo menos 30 minutos todos os dias”. Ela diz que a evidência encontrada para o café é interessante e é uma indicação futura de uma relação potencial entre o consumo de café e o risco de câncer, mas ainda há muito trabalho a ser feito. É necessário considerar os possíveis efeitos do café para outros tipos de tumores, assim como o seu impacto em outras condições de saúde. No momento, novos esforços estão sendo realizados para conduzir estas pesquisas e esclarecer este ponto.
NEWS.MED.BR, 2013. Câncer de endométrio: ser ativa por pelo menos 30 minutos ao dia e manter um peso corporal saudável pode evitar quatro em cada dez casos deste tumor, segundo pesquisa do World Cancer Research Fund. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário