Pesquisar este blog

sábado, 21 de setembro de 2013

VACINA CONTRA HPV

Ministério da Saúde amplia faixa etária da vacina contra HPV

A partir de 2015, meninas de 9 a 13 anos poderão receber as três doses da vacina gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde

Programas de saúde: países com boas taxas de vacinação infantil apresentaram menores índices de leucemia
Vacina contra HPV: o vírus é hoje responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, a segunda maior taxa de mortalidade entre os cânceres que atingem as mulheres (Brand X Pictures/Thinkstock)
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira que vai ampliar a faixa etária para a vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. Em 2014, meninas dos 11 aos 13 anos receberão as duas primeiras doses necessárias à imunização — a segunda dose vem seis meses depois da primeira. A terceira deverá ser aplicada cinco anos após a primeira. Em 2015, outra faixa etária será beneficiada: pré-adolescentes entre 9 e 11 anos de idade, sem custo adicional. As aplicações serão gratuitas.
A previsão inicial, que foi divulgada em julho deste ano, era imunizar, em 2014, meninas de 10 e 11 anos; e, a partir de 2015, apenas as meninas de 10 anos. O esquema programado é de três doses, com a segunda dose sendo dada um mês após a primeira, e a terceira dose aplicada seis meses após a primeira.
Segundo o Ministério, o novo formato de imunização tem respaldo de estudos e práticas internacionais. "A estratégia segue recomendação da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e foi discutida com especialistas brasileiros que integram o Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Vale ressaltar que o esquema já é utilizado por países como Canadá, México, Colômbia, Chile e Suíça", afirma nota do ministério.

O HPV hoje é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, a segunda maior taxa de mortalidade entre os cânceres que atingem as mulheres. O primeiro é o câncer de mama. A vacinação começa em março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário