Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de setembro de 2013

VIGITEL 2012 e SINAIS PREOCUPANTES

FONTE: http://www.blog.saude.gov.br/wp-content/uploads/2013/08/Info-vigitel1.jpg
Pela primeira vez, o percentual de brasileiros com excesso de peso supera mais da metade da população. A pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) mostra que 51% da população (acima de 18 anos) está acima do peso ideal. Em 2006, o índice era de 43%.
O estudo também revela que a obesidade cresceu no país, atingindo o percentual de 17% da população. Em 2006, quando os dados começaram a ser coletados pelo Ministério, o índice era de 11%. O aumento atinge tanto a população masculina quanto a feminina. Atualmente, 18% das mulheres estão obesas. Entre os homens, a obesidade é de 16%.
O estudo mostra os novos hábitos da população e é um importante para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde. A pesquisa entrevistou 45,4 mil pessoas em todas as capitais e no Distrito Federal, entre julho de 2012 e fevereiro de 2013.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que se não tomarmos as providências necessárias, corremos o risco de chegar a patamares de obesidade como os do Chile e dos Estados Unidos.
Apesar de a obesidade estar relacionada a fatores genéticos, há importante influência significativa do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados. O consumo de frutas e hortaliças está sendo deixado de lado por uma boa parte dos brasileiros. Apenas 22,7% da população ingerem a porção diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cinco ou mais porções ao dia. Outro indicador que preocupa é o consumo excessivo de gordura saturada: 31,5% da população não dispensam a carne gordurosa e mais da metade (53,8%) consome leite integral regularmente. Os refrigerantes também têm consumidores fieis - 26% dos brasileiros tomam esse tipo de bebida ao menos cinco vezes por semana.
Na faixa etária entre 18 e 24 anos, 28% da população está acima do peso ideal, a proporção quase dobra na faixa etária dos 35 anos aos 44 anos, atingindo 55%. O percentual de obesidade acompanha este crescimento e mais que dobra se comparados os dois períodos: 7% para 19%, respectivamente. Com o passar dos anos, os brasileiros também tendem a diminuir a prática da atividade física: 47% dos jovens com idade entre 18 a 24 anos se exercitam regularmente. E entre 35 a 44 anos, o índice cai para 31%.
A pesquisa Vigitel apontou menores frequências de obesidade e excesso de peso entre pessoas com mais anos de estudo.
Índice de Massa Corporal (IMC) é uma forma para conhecer o estado nutricional do indivíduo. Para calculá-lo, basta dividir o peso em quilogramas pelo quadrado da altura em metros (IMC = peso / altura x altura). OIMC é apenas um indicativo para descobrir se uma pessoa está ou não está no peso ideal. Outros fatores como sexo, idade, condicionamento físico devem ser levados em conta.
Calcule o seu IMC:

NEWS.MED.BR, 2013. Mais de 50% da população brasileira está acima do peso e 17% já são obesos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário