Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MIOJO MILAGROSO: konjac, itokonnyaku, konnyaku, shirataki, língua do diabo...

Aos 51, Nigella Lawson é linda, tem uma pele incrível e é famosa por suas receitas e seus hábitos em extinção, como fumar, beber e comer sem culpa, sempre provando pratos calóricos na TV e lambendo os dedos de satisfação.
A chef e apresentadora inglesa (GNT, quinta, 18h) age como se manteiga, vinho e chocolate fossem entidades sagradas, nunca antes difamadas por médicos e entusiastas da magreza.
Parecia teletransportada de um tempo em que saúde e corpinho não eram sinônimos e pressões por "vida saudável" eram mais flexíveis.

Karime Xavier/Folhapress
Com apenas dez calorias por porção e aparência pálida, macarrão japonês faz sucesso em dietas de emagrecimento
Com apenas dez calorias por porção e aparência pálida, macarrão
japonês faz sucesso em dietas de emagrecimento
Eram. Nigella emagreceu. Do dia para a noite, a sex symbol do orgulho gordo surgiu menos corpulenta. Ela não diz quantos quilos perdeu, mas atribui o feito ao macarrão "konjac" (tubérculo usado na mesa japonesa).
"Nigella quis perder alguns quilos, mas seu desejo nunca foi ficar muito magra. Ela valoriza o prazer de comer e não acha que as mulheres precisam ser magras para serem bonitas e saudáveis", informou a assessoria.
Um mês antes de a musa do "food porn" (movimento de fetichização da comida) ter aparecido mais magra, seu site falava do ingrediente: "Estamos empolgadas por termos descoberto o miojo milagroso, um tipo de massa livre de carboidratos".
Em abril, Nigella dizia à revista "Australia's Woman's Weekly" que pareceria mais velha se emagrecesse: "Mas tenho momentos de dúvida. Todas as mulheres às vezes pensam 'meu Deus, não posso sair, meus quadris estão muito grandes'. Mas há uma faixa na qual cada um se sente bem, eu não posso passar dela". Duas semanas atrás, o "Daily Mail" mostrava a apresentadora mais magra.
O fenômeno do miojo da Nigella repete o padrão de celebridades: surgem magras, indicam o produto responsável, aí consumidoras enlouquecidas movem montanhas atrás do emagrecedor da vez.
No Brasil, o miojo atende pelo nome de "itokonnyaku" e é encontrado na Liberdade.Em outros países, o santo é chamado de "konnyaku", "shirataki", "konjac". Os americanos criaram um nome que vende: "miracle noodle" (miojo milagroso). Dezenas de sites oferecem o produto, incluindo o Amazon.
Karime Xavier/Folhapress
Chamado de "miojo milagroso", o "shirataki" é composto por fibras solúveis e água
Chamado de "miojo milagroso", o "shirataki" é composto por fibras solúveis e água
O macarrão de Nigella é uma espécie de melancia das massas. Contém 97% de água e 3% de fibras -na forma de uma substância viscosa chamada glucomanan.
É ela que faz o alimento ser usado no emagrecimento e no controle de colesterol, glicose, triglicérides, pressão. No Japão, é conhecido como "vassoura para o estômago".
"Em contato com a água, o glucomanan se expande, criando grande volume no estômago. A pessoa se sente satisfeita", diz a nutricionista Fernanda Pisciolaro.
O macarrãozinho age como uma redução de estômago temporária, explica o nutrólogo Eric Slywitch: "O estômago comporta 1,5 litro. Esse alimento preenche cerca de 300 ml quando consumido sem exagero. Isso ajuda a emagrecer sem sentir fome".
Ele lembra, no entanto, que o miojo milagroso tem poucos nutrientes.
LÍNGUA DO DIABO
No Japão, o miojo emagrecedor também é conhecido como "língua do diabo". Além de ser vendido em forma de macarrão é encontrado em um bloco que lembra goiabada cascão. Nessa forma, tem cheiro forte, textura gelatinosa e é chamado de "konnyaku".
Para Diogo Celente, cozinheiro do Prana Sushi, delivery de Porto Alegre que serve o alimento nessa forma de bloco, o mérito do ingrediente insosso é incorporar os temperos: "É como chuchu".
Um grande bloco de "konnyaku" tem apenas dez calorias e provoca grande sensação de saciedade por conta das fibras solúveis. No Prana Sushi, esse bloco é fatiado e grelhado com shoyo.

Karime Xavier/Folhapress
Chef Adriano Kanashiro prepara "itokonnyaku" com cogumelos e salmão
Chef Adriano Kanashiro prepara "itokonnyaku" com cogumelos e salmão
No Japão, há quem compre o bloco e o transforme em macarrão em casa. Segundo o chef Dylan Koishi, isso é muito difícil: "Eu nunca fiz, mas minha avó fazia". Por conta do gosto sem graça, ele sugere o uso em sopas e cozidos, para absorver o sabor dos caldos.
Quando recebe forma de macarrão, o alimento pode se transformar em "shirataki" ou em "itokonnyaku". A diferença entre os dois é a espessura e a textura, mas levam os mesmos ingredientes ("konjac" e água).
cachoeira branca
O "shirataki" (cachoeira branca, em japonês) é mais fininho e difícil de ser achado no Brasil. É vendido nos EUA em embalagens que incluem temperos prontos.
Há outras opções, como miojos feitos de tofu levemente mais calóricos (cinco calorias para cem gramas) e menos tradicionais no Japão.
Os "shiratakis" de tofu foram popularizados em Nova York em 2008, quando a então executiva da Warner Brothers e autora de livros gastronômicos Lisa Lillien passou meses escrevendo sobre as vantagens dessa massa em seu site.
Na época, uma marca de "shirataki" chegou a incluir em suas embalagens selos dizendo que o produto havia sido recomendado por Lillien.
Lillien permanece fiel ao "shirataki" de tofu. Ela conta que já provou a versão da moda, feita com "konjac": "Muita gente tem comprado essa versão por ter menos calorias que o miojo de tofu, mas acho que não vale a pena. O macarrão com tofu tem só 20 calorias por pacote e a textura é bem mais parecida com que o que conhecemos por massa." 
 JULIANA CUNHA
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1016942-miojo-milagroso-com-apenas-dez-calorias-vira-dieta-da-moda.shtml

77 comentários:

  1. Moro en Salvador - Bahia. Onde posso comprar?

    ResponderExcluir
  2. moro no interior de são paulo e não encontrei o miojo japones, gostaria de saber onde comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, na Capital no bairro da liberdade, em qualquer mercadinho localizado ali tem.

      Excluir
  3. Olá.
    Até o momento, o que posso responder é o que está no texto: "no Brasil, o miojo atende pelo nome de "itokonnyaku" e é encontrado na Liberdade".
    Liberdade é um bairro da cidade de São Paulo, maioria da população japonesa, não?
    Quando tiver outras informações, darei notícias.
    Honra tê-los por perto de saude-joni.blogspot.com
    Joni

    ResponderExcluir
  4. onde posso achar para comprar este miojo de konnyako no rj fiquei muito interessado mas fiz uma busca na internet porem nao achei nenhuma loja mas achei vcs que talvez possam me ajudar att maximiliano

    ResponderExcluir
  5. Bom dia..tenho interesse em comprar,porem moro em porto alegre e gostaria de saber aonde adquirir ele aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. japancook@ig.com.br2 de julho de 2013 às 20:07

      Boa noite ,
      nos trabalhamos com itokonhaku sob encomenda.32284768 japan cook

      Excluir
  6. moro no rio de janeiro, expecificamente na regiao dos lagos, onde posso comprar ?

    ResponderExcluir
  7. Pessoal,
    o Joni ja disse que no BRASIL o único lugar que tem é na Liberdade - SP.
    Vocês não sabem ler?????????

    Juliana

    ResponderExcluir
  8. onde posso achar para comprar este miojo de konnyako no rj fiquei muito interessado mas fiz uma busca na internet porem nao achei nenhuma loja mas achei vcs que talvez possam me ajudar abçs lili

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Cadeg, em Benfica. Comprei hoje.Custa R$ 8,00. Só que a loja japonesa fecha as 11 da manha e abre as 3 da madruga. Logo ao sair do estacionamento a sua esquerda.

      Excluir
    2. Na Cadeg em Benfica. A loja japonesa abre as 3 da madruga e fecha 11 da manha.Comprei hoje, custa R$ 8,00 o pacotinho (acho q dá p duas porçoes, não sei).

      Excluir
  9. Eu comprei hj, mas só de ve-lo já emagreci, pq a pessoa não tem coragem de comer nem ele e nem nada, vou tentar come-lo amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.. ELE TEM APARÊNCIA BEM FEIA MESMO...

      Excluir
  10. Bom dia Joni! comprei na Liberdade na Rua Galvão Bueno 270 no valor de 5,60 o saco.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom dia!
    Ótimo ter esta resposta imediata para que alguns possam se "aquietar". Muito obrigado.
    Faço questão de, no entanto, de deixar registrado que qualquer medida tomada em relação à saúde deve ser bem pensada, com instrução de pessoal capacitado para tal.
    Nada de "maluquice", pois como meu pai dizia "o barato sai caro". Muita calma nesta hora, né?
    Importante deixar claro que os textos aqui colocados não representam nenhuma indicação médica minha, por conta da minha impossibilidade legal de assim o fazer, certo?
    Facilitar acesso a informações, criar possibilidades para discutir assuntos diversos, repercutir matérias, compartilhar questões de variadas origens, provocar, instigar, alertar...VULGARIZAR (no sentido estrito da palavra).
    Aproveito a oportunidade para mandar um abraço a todos e todas que por aqui passam e desejar um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo.
    Com saúde e paz, pois todos merecemos.
    Sinceramente,
    Joni

    ResponderExcluir
  12. Esse itokonnyaku, vc tem q ter opnião e força de vontade, ele é muito feio, como disse comprei ontem, mas até agora só de olhar o estomâgo rejeita. Algo dificil de transportar pq é conservado gelado.
    E a vc Joni e a todos que aqui vem,desejo tudo de bom e um Feliz natal, cheio paz amor.
    Abraços
    Rose

    ResponderExcluir
  13. Moro em campos dos goytacazes, eu quero o macarrao. Onde posso comprar?
    Help.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. peça para uma distribuidora
      email macarrãokonjac@gmail.com
      eles enviam para todo o Brasil.

      Excluir
  14. Vcs são bobos, nós orientais sempre comemos isso, mas comemos com prazer pq é muito gostoso qndo bem feito...Quem quer emagrecer, deve ter uma alimentação equilibrada sempre e ñ por uma semana ou um mês e praticar exercícios...ñ existe alimento milagroso...

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Manifestação sensata!
    Poderia nos passar como você prepara este alimento?
    Você sabe que a barreira cultura é enorme e é preciso "um tempo" para adaptações, não?
    Mas é possível harmonizar a situação e ... conto com você para tal!
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  16. onde comprar omiojo milagroso no rj ou em niteroi

    ResponderExcluir
  17. Nao precisa ser so na forma de macarrao,aquele em forma de tijolo é a mesma coisa ,voces estao pagando mais caro
    So porque pegaram um konyaku(em tijolo)e passaram numa maquina de fazer macarrao nao vai fazer ele milagroso
    Vou contar uma receita que tem o mesmo efeito do macarrao da modo(que na verdade a traduçao seria "konyaku em fios")e muito mais saborosa:GELATINA!

    ResponderExcluir
  18. moro em curitiba e gostaria de saber onde posso comprar este macarrão ok

    ResponderExcluir
  19. procure no mercado livre, sayonará

    ResponderExcluir
  20. Olá Pessoal,
    Adquiri o konnyaku e Hoje estarei preparando, vou postar o resultado.
    Até o momento não encontrei em sites o produto, todos Esgotados. Seguem endereços de SP
    ONDE COMPRAR:
    Marukai - r. Galvão Bueno, 34, Liberdade, SP, tel. (11) 3341-3350. Vende "konnyaku" e "itokonnyaku"
    Casa Bueno - r. Galvão Bueno, 48, Liberdade, SP, tel. (11) 3277-8901. Vende "konnyaku" e "itokonnyaku"
    Agro Nippo - av. Dr. Gastão Vidigal, 1.946, Vila Leopoldina, SP, tel. (11) 3839-0330. Vende apenas "itokonnyaku"

    Em breve mando noticias, sobre Ljs no Rio e como ficou minha receita.

    Bjs à todos,
    Marilia

    ResponderExcluir
  21. Cara Marília,
    Capricha....senão a colonia asiática vai nos "detonar", mais ainda!
    Um abraço e Feliz Ano Novo.
    Compartilhar é a palavra mágica, não?
    Tchau
    Joni
    Obs.- Não se esqueçam das atividades físicas!

    ResponderExcluir
  22. Estou fazendo um site especializado neste tubérculo que considero que mudará os hábitos alimentares de quem quer emagrecer. Miojo Milagroso
    Quem quiser ir: www.fiquemagrocomendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá.
    Acabo de achar uma loja que vende o miojo on-line É salgado o preço. Aqui vai:
    www.kenkosaude.com.br.Tem o e-mail deles tb:
    kenkoten@bol.com.br
    Espero ter ajudado
    Se vc tiver receitas divulga aqui,ok?,ok?

    ResponderExcluir
  24. onde comprar em niteroi rj wmbws2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no mundo verde tem. o pacote custa R$ 11,00.

      Excluir
  25. Amigo este site kenkosaude não existe, da url invalida...

    ResponderExcluir
  26. Olá.
    A todos os interessados em adquirir este produto, dê uma olhada neste endereço:
    www.kenkotennaturais.com.br
    Falei com Sandra hoje e esta empresa pode bem lhes atender.
    Joni

    ResponderExcluir
  27. Esse produto aqui em BH, tem na mercearia TÓKIO na rua CURITIBA, perto do mercado central, no centro.
    Iracema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa.. obrigada... estou procurando há um tempo.

      Att. Ana

      Excluir
  28. Cara Iracema,
    Agradeço,em nome de todos e todas.
    Fique por perto,ok?
    Joni

    ResponderExcluir
  29. http://www.tnh.com.br/
    Tem nesse site, porém sempre que olho está esgotado (mesmo antes de ter se popularizado ficava esgotado direto).

    ResponderExcluir
  30. Tem na Frutaria Mikami em Brasília.

    ResponderExcluir
  31. lojas que vendem produtos orientais

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde as todos.
    Gostaria de divulgar um pouco do meu restaurante,
    que se encontra na.Paulista Sp São paulo.
    Alguém gosta de sushi aqui?rsss
    Acredito q todos.temos o único sushi de arroz integral de São paulo (acredito do brasil)
    Super leve gostoso indicado pela Veja São Paulo.Temos também uma comida Natural,mas não radical.Muito bem elabora por nosso chefe wang chi fong.
    Estamos elaborando uma receita com famoso macarrão emagrecedor rsss
    alguém estiver uma ideia boa noque possa combinar,estarei grato.
    Muito obrigado( Meus parabéns pelo site)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, qual o nome do seu restaurante?
      Você acabou não divulgando.
      Obrigada.

      Excluir
  33. em portugal onde é que se encontra à venda??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem queria saber4 onde se vende aqui no porto - portugal... por favor quem souber mande me um e mail anamichella@hotmail.com

      cumprimentos

      Excluir
  34. Bom dia =)
    Já fui a loja asiática na praça da Republica, Porto- Portugal mas o rapaz que lá se encontra não fala nada de Português!!! Já fui lá duas vezes para tentar "me comunicar" com ele...mas...Nada!!! Escrevi, escrevi em japonês, li, falei, tentei explicar....Frustrante!! =/ Ele não entendeu nada....cheguei a fazer papel de maluca na tentativa de me fazer entender.
    Se alguém por favor conseguir no meio de tantas massas orientais encontrar o dito macarrão não deixem de me falar alguma coisa POR FAVOR!!! meu e-mail ateliergoncalves@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  35. Pode ser encontrado no rio de janeiro.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231302080-miojo-milagroso-macarro-_JM

    Estoque renovado semanalmente.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  36. Olá. No Rio de Janeiro pode ser encontrado na Casa Vitana. Barra ou Leblon. Tels: 21 3325-5567 /2540-5303.

    ResponderExcluir
  37. Olá,acabei de ver um programa no canal frances M6 a falar sobre um produto chamado konjac, fiquei deveras interessada.
    Se alguem me souber dizer onde o poderei comprar em Portugal.merci

    ResponderExcluir
  38. Em SC, tenho disponibilidade para o vale do Itajaí!! Entre em contato pelo email miojomilagroso@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  39. Eu vendo esse macarrão SHIRATAKI (ou Konjac ) em BH e região, se quiserem, é só me enviar um email (dannisouto@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  40. Revendo o macarrão em Minas gerais. Para Belo Horizonte e Região, entrego gratis, pagamento ao receber.
    Entre em contato: dannisouto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  41. Revendo em BELO HORIZONTE E REGIAO, com entrega gratis, pagamento no ato do recebimento. Interessados envie email para dannisouto@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  43. informações sobre Konjac:
    Onde comprar em BELO HORIZONTE
    http://mulheresde30modernas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem?
      A quem interesssar, digo que dei uma "passeada" por lá e ... recomendo!
      Um fraternal abraço à mulhermoderna.
      Obrigado por compartilhar informações.
      Tchau
      Joni

      Excluir
    2. Não dá para entrar neste blog

      Excluir
  44. entao???????????' e em portugal nao vendem? catarina4almeida@live.com.pt!!!!

    ResponderExcluir
  45. Respostas
    1. Caro Marcelo,
      Porque você achou que poderia ser diferente?
      "Casa-da-mãe-joana" só onde a mãe-Dilmá pensa que está mandando!
      Um abraço.
      Joni

      Excluir
  46. http://mulheresde30modernas.blogspot.com.br/
    so entram convidados ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faço para compra o macarrão e qual é o preço moro em bh

      Excluir
  47. Olá, estou desesperada! Onde acho esse Konnyaku em Niterói?

    ResponderExcluir
  48. Alguém sabe onde vende o Konnyaku em Niterói? Bom dia!

    ResponderExcluir
  49. Ola, moro em Brasilia e estou atras de comprar o arroz e o macarrao de konnyaku,pois comecei a dieta Dukan ,se puderem passar a informacao eu agradeco muito ...

    ResponderExcluir
  50. Moro em Brasilia ,alguem sabe onde posso comprar o macarrao e o arroz de konnaku ? Estou fazendo a dieta dukan ... desde ja agradeco a informacao.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde!
    Gostaria de saber o preço para entrega em Belo Horizonte.
    estou muito interessada em adquirir o macarrão Shirataki.
    Obrigada.
    Gisélia.

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde!
    Gostaria de saber o preço para entrega em Belo Horizonte.
    estou muito interessada em adquirir o macarrão Shirataki.
    Obrigada.
    Gisélia.

    ResponderExcluir
  53. Boa Noite!!
    Gostaria de saber o preço do Konjac ( o espaguete, pois já fiz uso do bloco e não gostei muito) entrega em BH, quanto tempo para envio e recebimento.
    Aguardo resposta.
    Obrigada,
    Déa

    ResponderExcluir
  54. Encontrei apenas o konnyaku ( em barras ou tijolos). Preciso transformá-lo em itokonnyaku (fios ou macarrão). Alguém sabe uma maneira prática de fazer isso?
    Obrigado,
    Daniel

    ResponderExcluir
  55. Quero saber qual a maneira mais prática para se transformar o konnyaku (bloco) em itokonnyaku (fios, espaguete).
    obrigado,
    Daniel

    ResponderExcluir
  56. Você encontra o macarrão Shirataki na loja Konbini:
    http://www.konbini.com.br/macarrao-shirataki-branco-konnyaku-dkk-300g

    ResponderExcluir
  57. Pessoal, vocês encontram o macarrão Konhaku na loja Konbini, confira: http://www.konbini.com.br/macarrao-shirataki-branco-konnyaku-dkk-300g

    ResponderExcluir