Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

4/02: DIA MUNDIA CONTRA O CÂNCER 2013



4/02: DIA MUNDIAL CONTRA O CÂNCER

A Fundação do Câncer participa da celebração do Dia Mundial Contra o Câncer, em 4 de fevereiro, com uma campanha nas mídias sociais. A data foi criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) como uma oportunidade para reunir organizações de todo o mundo em prol do conhecimento sobre câncer e desmistificação de alguns conceitos sobre a doença. 
A Fundação preparou uma campanha on line, que será feita através do Facebook e Twitter, com o tema “Você sabia?”*, escolhido pela UICC para este ano. A ideia é levantar afirmações que são comumente difundidas, mas não correspondem à realidade.
Um dos mitos muito divulgados é que o câncer é uma questão apenas de saúde. Não é verdade: o câncer vai além da saúde e causa impactos social, econômico e nas políticas públicas de saúde.
Outro é que câncer é uma doença de países ricos e desenvolvidos e causada pela idade elevada. No entanto, isso não se confirma. É uma epidemia que afeta pessoas de todas as idades e países com rendas alta, média e baixa, gerando ônus para o Sistema Público de Saúde de todas as nações. Para se ter uma ideia, no Brasil, são gastos cerca de R$ 21 bilhões apenas anuais para tratar 15 doenças relacionadas ao tabaco, um dos principais fatores de risco da doença.**
A campanha também mostra que câncer não é uma sentença de morte. Muitos casos de câncer que já foram considerados incuráveis agora podem ser tratados e curados, se forem diagnosticados precocemente. 
Com estratégias corretas e programas que promovam estilos de vida saudáveis – não fumar, ter uma alimentação saudável, limitar a ingestão de bebida alcoólica e praticar atividade física – é possível reduzir os casos de câncer e prevenir cerca de um terço dos tipos mais comuns da doença.
Acesse o site da Fundação (www.cancer.org.br) e o Facebook e fique por dentro da campanha.
Faça parte desse movimento. Compartilhe!
Fontes:
* Os mitos foram pesquisados no site www.worldcancerday.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário