Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

DIABETES: COMO ENCARAR ESTA DOENÇA!


Como prevenir e tratar o diabetes

ASSUNTOS: Boa forma

doença já atinge 10 milhões de brasileiros

Por Renata Demôro
Segundo dados da International Diabetes Federation  (IDF), o diabetes já atinge 10 milhões de brasileiros. Em todo o mundo, a doença afeta mais de 300 milhões de pessoas. De 8 a 14 de novembro, a Sociedade Brasileira de Diabetes celebra o Dia Mundial do Diabetes, com campanha visando a prevenção da doença, caracterizada por altas taxas de açúcar no sangue. Mas você saberia reconhecer os sintomas do diabetes? E como se prevenir?


  • Insulina é necessária para tratar diabetes tipo 1
    De acordo com a endocrinologista Rosane Kupfer, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o diabetes tipo 1 é considerada doença autoimune e que não pode ser evitada. “Os principais sintomas são sede e vontade de urinar em excesso, quando a pessoa precisa acordar no meio da noite para ir ao banheiro ou beber água. A incidência é maior em crianças e adolescentes, o que não descarta a possibilidade de ser detectada em adultos e idosos”, diz a médica. A perda brusca de peso, apesar de uma alimentação nutritiva, também está entre os sintomas, segundo a endocrinologista. Segundo Rosane, a doença é controlada através de injeções de insulina.  
  • 2
    Diabetes tipo 2: doença pode ser evitada
    O diabetes tipo 2 pode ser evitado, já que está relacionado com o excesso de peso, a vida sedentária e alimentação desequilibrada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 90% dos casos de diabetes são do tipo 2. A instituição reforça a necessidade de prevenção, já que, se não houver tratamento, a doença pode matar. Rosane Kupfer explica que no início o diabetes tipo 2 não apresenta sintomas. “Geralmente, o diabetes tipo 2 é descoberto em exames de sangue rotineiros”, diz a endocrinologista. Ela explica que o tratamento inclui remédios via oral e mudança no estilo de vida. “É preciso fazer exercícios e seguir um programa alimentar saudável”, orienta a médica.     
  • 3
    Forma gestacional da doença pode atingir 20% das grávidas
    De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o diabetes gestacional acontece quando a doença é detectada durante a gestação. Geralmente, o problema ocorre quando a gestante ganha muito peso antes ou durante a gestação. “O diabetes gestacional é mais comum do que imaginamos. Estudos recentes apontam que aproximadamente 20% das grávidas sofra com a doença. Inicialmente, tratamento é feito  apenas com dieta, mas se a gestante não alcançar a taxa de glicose considerada ideal, a insulina pode ser necessária”, explica a médica.    

  • 4
    Falta de tratamento tem consequências graves
    A Sociedade Brasileira de Diabetes alerta que as consequências mais graves do diabetes podem ser evitadas. Problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, são as maiores causas de mortalidade entre os diabéticos. “Se não for tratada, a doença pode comprometer a microcirculação, afetando coração, cérebro, extremidades do corpo e vasos da retina, levando a amputação de membros e cegueira”, diz a endocrinologista Rosane Kupfer. 

    FONTE: http://gnt.globo.com/bem-estar/noticias/Como-prevenir-e-tratar-o-diabetes.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário