Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PARAR DE FUMAR 2013


Veja 10 dicas para conseguir parar de fumar

Primeiro passo é estar consciente de que o cigarro faz mal
Cigarro é inimigo a ser batido pra muitas pessoas / ShutterstockCigarro é inimigo a ser batido para muitas pessoasShutterstock
Parar de fumar não é nada fácil, basta perguntar a quem já tentou várias vezes deixar o vício e não conseguiu. Apesar disso, ficar longe do cigarro é essencial para uma boa saúde e, conscientes disso, muitas pessoas colocaram como meta para 2013 abandonar de vez o tabagismo.
Para auxiliar quem está tentando derrotar este inimigo, a psicóloga Silvia Cury Ismael, responsável pelo Serviço de Psicologia do Hospital do Coração em São Paulo e coordenadora do Programa de Cuidado Integral ao Fumante, ressalta que os primeiros passos são justamente esses: estar consciente de que o cigarro faz mal e ter o desejo de abandonar esta dependência química.
Segundo a psicóloga, não basta apenas querer acabar com o vício se o desejo não for plausível, pensado de forma objetiva e realizado por etapa.
“Nesse período, as pessoas sentem necessidade de evoluir e conquistar metas como emagrecer, aderir à prática de exercícios, mudar o visual e parar de fumar. A maioria dos fumantes no Brasil pensa em parar de fumar, mas não conseguem. Sabemos que abandonar o cigarro é difícil, mas para quem deseja mudar este hábito, há tratamentos que auxiliam o fumante”, afirma a especialista.
Para quem já faz plano de parar de fumar em 2013 é importante repensar a rotina e quebrar as associações que existem entre o fumo e a tarefas diárias. É necessário planejar atividades para colocar "no lugar do cigarro". Sendo assim é importante mudar a rotina e buscar atividades diferentes que ofereçam prazer e lazer sem o cigarro. 
“O fumante fica dependente da nicotina, considerada uma droga. É uma substância poderosa, pois atinge o cérebro em poucos minutos. É normal, portanto, que os primeiros dias sem cigarro sejam os mais difíceis. Ao parar de fumar você pode se sentir ansioso, com dificuldade de concentração, irritado, ter dores de cabeça e sentir aquela vontade intensa de fumar. Cada pessoa tem uma experiência diferente. Uns sentem mais desconforto e outros não sentem nada. Mas não desanime, tudo isso vai desaparecer em algumas semanas”, acrescenta a médica.

Veja a seguir 10 dicas para parar de fumar:

1. Escolha um dia para parar de fumar de uma vez só.
2. Tome água quando tiver vontade de fumar.
3. Procure ler, caminhar e praticar atividades que distraiam a mente;
4. Modifique sua rotina o máximo possível.
5. Faça exercícios regularmente.
6. Procure não substituir o cigarro pela comida.
7. Escove os dentes logo após as refeições.
8. Pratique relaxamento e exercícios de respiração.
9. Tenha sempre em mente que o cigarro é um inimigo da saúde.
10. Procure ajuda de especialistas se não conseguir parar sozinho.

FONTE: http://vivabem.band.uol.com.br/saude/noticia/?id=100000566067

Nenhum comentário:

Postar um comentário