Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

NARGUILÉ: OUTRA EXPLOSÃO ENVOLVENDO GAROTOS


ESTE É O CÚMULO DA IRRESPONSABILIDADE!

Narguilé explode e deixa estudante em 

estado grave em Cascavel, PR


Garoto de 16 anos tentava fumar narguilé em um posto de gasolina.
Ele sofreu queimaduras em 70% do corpo.

Carolina Massignani - Cascavel, PR


Um garoto de 16 anos foi atingido por uma explosão quando tentava fumar narguilé em um posto de gasolina ontem (22) em Cascavel, no oeste do Paraná. Ele sofreu queimaduras em 70% do posto. O estado de saúde ele é grave.
As imagens das câmeras de segurança do posto mostram a hora que um grupo de jovens se reúne para fumar narguilé dentro do posto. Após a explosão, o adolescente sai correndo em chamas. Ele entra na loja de conveniência e se joga no chão. Em seguida, levanta e sai. Os amigos chegam e socorrem o rapaz. Um funcionário usa um extintor de incêndio.
“Só ouvi os gritos e quando eu saí e ele já estava pegando fogo. Veio o rapaz com extintor e tentou apagar”, conta a gerente do posto Lourdes Panine. Segundo os bombeiros, o correto seria jogar água ou envolver o rapaz em pano molhado.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
A mãe do adolescente conta que pediu várias vezes para o filho não fumar narguilé. “Sempre soube, sempre expliquei, sempre dei conselho, mas eles não escutam a gente”, fala Neuza Moraia.
O adolescente foi encaminhado para o Hospital Universitário de Cascavel. Ele está internado em estado grave e, segundo a direção, como não há leito de UTI disponível o menino recebe atendimento em uma sala de emergência. Agora, o hospital tenta uma vaga para ele em um Centro de Referências de Queimados em Curitiba ou Londrina.
O narguilé é uma tradição no Oriente Médio e tem sido usado com frequência pelos jovens brasileiros. Ele funciona como um cachimbo. Existe um fogareiro onde se usa carvão para queimar o fumo e a fumaça passa por um tubo, em um vaso que deveria ter água para esfriar a fumaça antes de chegar à boca.
Os jovens usaram álcool junto com o carvão, o que causou o acidente. Quem fuma narguilé não deve usar líquidos inflamáveis.
Em outubro, uma menina de 16 anos morreu em Foz do Iguaçu depois de sofrer graves queimaduras. Ela fumava com amigos e usava álcool para acender quando o narguilé explodiu.
Outra jovem, de 19 anos, foi atingida pelo fogo a dois metros de distância do grupo de amigos. Fernanda Sartorelli sofreu queimaduras graves no rosto e em todo o corpo. Ficou internada durante dois meses no hospital e ainda vai fazer cirurgias para reparar as marcas do acidente. “Ninguém pensou na consequência, se era perigoso ou não, foi no impulso”, conta,
A fumaça do narguilé também é nociva à saúde. Segundo os médicos, cada tragada equivale a dez de um cigarro comum. “É mais concentrada. É ilusão pensar que se passar por dentro da água vai filtrar”, explica o pneumologista Luiz Henrique Zaions.
Algumas cidades, como Brasília, já proibiram o consumo de narguilé para menores.
FONTE: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/01/narguile-explode-e-deixa-estudante-em-estado-grave-em-cascavel-pr.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário