Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PERDA AUDITIVA DE IDOSOS

Perda auditiva pode estar relacionada a declínio cognitivo em idosos, publicado pelo JAMA Internal Medicine


Ainda não se sabe se a perda auditiva está independentemente associada ao declínio cognitivo em idosos. Com o objetivo de fazer esta avaliação, foi realizado um estudo prospectivo publicado pelo periódico JAMA Internal Medicine.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Johns Hopkins estudou 1.984 adultos, com média de idade de 77,4 anos, inscritos no Health ABC Study, um estudo observacional prospectivo iniciado em 1997-1998. A coorte inicial consistia de participantes sem comprometimento cognitivo prevalente (avaliado pelo Modified Mini-Mental State Examination [3MS]; com pontuação ≥ 80) que tinham realizado teste audiométrico nos últimos cinco anos. A audição foi avaliada por audiometria e os testes cognitivos realizados em diferentes períodos durante seis anos e envolveram a aplicação do 3MS (para medir a função global) e do Digit Symbol Substitution (para medir a função executiva). O comprometimento cognitivo incidente foi definido como uma pontuação inferior a 80 no 3MS ou uma diminuição na pontuação do 3MS de mais de 5 pontos em relação à linha de base.
No total, 1.162 indivíduos com perda auditiva tiveram declínio cognitivo nos testes 3MSDigit Symbol Substitution que foram 41% e 32% maiores, respectivamente, do que entre os indivíduos com audição normal. As taxas de declínio cognitivo e o risco de comprometimento cognitivo incidente foram linearmente relacionados à gravidade da perda auditiva no início do estudo.
Concluiu-se, no presente estudo, que a perda auditiva pode estar independentemente associada ao declínio cognitivo mais acelerado e ao comprometimento cognitivo incidente em idosos. Novas pesquisas são necessárias para investigar qual o mecanismo de base desta associação e se intervenções de reabilitação poderiam retardar o início do declínio cognitivo e da demência.
 NEWS.MED.BR, 2013. Perda auditiva pode estar relacionada a declínio cognitivo em idosos, publicado pelo JAMA Internal Medicine. Disponível em: . Acesso em: 31 jan. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário