Adicionar legenda |
Novo método criado por pesquisadores das universidades americanas Johns Hopkins e Stanford pretende auxiliar no crescimento e desenvolvimento do tecido cartilaginoso (tecido responsável por evitar o atrito entre os ossos e que permite a movimentação).
Os cientistas criaram um hidrogel, gel formado a partir da dissolução de um sólido (polietilenoglicol) que é capaz de reparar danos de uma forma bem mais eficiente na cartilagem do que tratamentos utilizados atualmente. Para promover a ligação entre o osso e o hidrogel, os pesquisadores desenvolveram uma substância com propriedades adesivas, que é aplicada no local antes da colocação do gel.
O método foi testado em 15 pacientes com problemas no joelho por conta de desgaste na cartilagem e o resultado mostra que pacientes tratados com o hidrogel tiveram 86% dos defeitos na cartilagem corrigidos, além de ter o índice menor de dor. Já os pacientes que foram submetidos à microfratura, tiveram apenas 64% da cartilagem recuperada. Na microfratura, são criados pequenos buracos no osso próximo à cartilagem danificada com o objetivo de liberar células-tronco presentes na medula óssea para regeneração da cartilagem.
Após alguns meses, nenhum paciente do grupo que usou o hidrogel apresentou crescimento ósseo, mas esse processo ocorreu com um paciente que fez a microfratura.
Citação: a reparação da cartilagem humana com um composto adesivo Hidrogel-fotorreativas. Sci . Transl. Med. 5 , 167ra6 (2013).
FONTE: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/biomecanica/24608-hidrogel-pode-ser-eficiente-para-lesoes-na-cartilagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário