Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

VITAMINA D e FILTROS SOLARES


A propaganda para proteger a pele do Sol parece estar sendo largamente exagerada, a ponto de gerar uma insuficiência de vitamina D na população.
A maior parte da vitamina D necessária ao organismo é sintetizada na pele, com o estímulo dos raios ultravioleta. O processo é prejudicado pelo uso de filtros solares.
A recomendação para uso de filtros solares tem como objetivo evitar o exagero na exposição ao Sol, que pode aumentar o risco de câncer de pele - mas isso não significa que as pessoas não devam tomar sol.
Estudos já demonstraram que os jovens brasileiros têm insuficiência de vitamina D por falta de exposição ao Sol.
Agora, um novo estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostrou que a carência de vitamina D em grandes centros urbanos como São Paulo já atingiu índices alarmantes.
Desta vez, o problema foi verificado particularmente entre os idosos.
Tempo de Sol necessário
O alerta é da médica Marise Lazaretti Castro, professora da Disciplina de Endocrinologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), chefe do Setor de Doenças Osteometabólicas da Escola Paulista de Medicina e pesquisadora do tema há mais de 15 anos.
"Costumam dizer que 20 minutos de exposição nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde são suficientes, mas isso não é necessariamente verdade. É difícil você saber ao certo o quanto de Sol é necessário.
"Pessoas negras precisam de mais tempo do que pessoas brancas e os idosos levam pelo menos o triplo do tempo para produzir a mesma quantidade de vitamina que os jovens", explica a médica Marise Lazaretti Castro.
A pesquisa mostrou que 92% dos idosos em ambientes de acolhimento sofrem de deficiência de vitamina, número que fica em 85% entre os idosos que ainda moram na própria residência.
Entre os jovens, a deficiência de vitamina D foi de 40%.
Riscos da falta de vitamina D
A insuficiência de vitamina D no organismo eleva o risco de osteoporose e fraturas, devido ao aumento na produção do hormônio da paratireoide, o PTH, que provoca a desmineralização dos ossos.
Quando o quadro é mais grave, passando da insuficiência para a deficiência, o risco é de uma doença ainda mais grave, a osteomalácia, o amolecimento dos ossos, além de fraqueza muscular.
"Estudos recentes têm associado a deficiência de vitamina D a uma série de outros problemas de saúde, como câncer de mama, de próstata, colorretal, além de condições autoimunes, como diabetes e esclerose múltipla," disse a médica.
A recomendação é que os adultos apresentem pelo menos 30 nanogramas (ng) de 25-hidroxivitamina D (25OHD), que é o metabólico dosado no exame de sangue.
E a melhor forma de manter esse nível saudável de vitamina D no corp não custa nada e não tem efeitos colaterais - tomar sol de forma saudável e sem exageros.
FONTE: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=exagero-uso-filtros-solares-causa-deficiencia-vitamina-d&id=8525&nl=nlds

2 comentários:


  1. Oi, eu tomo suplemento de vitamina D com 2000UI receitada pelo meu médico,
    já que segundo ele problemas que eu taava tendo em meu corpo era por falta...
    me sinto melhor hoje em dia dps disso mandei manipular,
    talvez seja essa a diferença também...
    achei nesse site quando fiz a pesquisa pela net...
    http://www.daypharma.com.br/p-42-211-360/Vitamina-D3-2000UI

    ResponderExcluir
  2. Cara Daisy,
    Agradeço o compartilhar de informações.
    Neste blog há já muitas referências à Vitamina D e também a um protocolo especial desenvolvido pelo Dr.Cícero Galli Coimbra. Acesse: http://vitaminadporumaoutraterapia.wordpress.com/
    Dê uma olhada, não se arrependerá.
    Um abraço.
    Joni.

    ResponderExcluir