Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CHARUTOS, CACHIMBOS, NARGUILÉ.........

HÁ DE VÁRIOS TAMANHOS
Não é só o fumo ocasional de cigarros que é perigoso, segundo os médicos. O consumo esporádico de charutos e cachimbos também ameaça a saúde. “Eles têm 70 vezes mais substâncias tóxicas que um cigarro comum. Tanto que a pessoa não precisa tragá-los. A mera aspiração da fumaça ativa receptores da mucosa oral, que absorvem a nicotina e levam direto para o cérebro”, diz o médico pneumologista Ricardo Meirelles.
Quanto à moda entre os jovens, o narguilé, o médico é taxativo: “Ele faz muito mal. Além do tabaco, tem uma queima de carvão, que libera uma série de substâncias cancerígenas”, pontua. 
Segundo o especialista, estudos mostram que uma sessão de uma hora de narguilé deixa o ambiente com uma fumaça nos mesmos níveis tóxicos de cem cigarros. 
 “A ingestão de fumaça nesse período é igual a de 20 cigarros. Para piorar, o narguilé é anti-higiênico, já que passa de boca em boca e facilita a transmissão de doenças graves, como tuberculose”, explica Alberto José de Araújo, presidente da comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
(Fonte: Rafaela Bortolin - http://www.gazetadopovo.com.br/saude/conteudo.phtml?tl=1&id=1158071&tit=Charuto-e-cachimbo-sao-mais-toxicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário