Pesquisar este blog

domingo, 14 de agosto de 2011

NOVO COLESTEROL "NA PRAÇA": o "SUPER-MAU"!

Cientistas da Universidade de Warwick descobriram por que uma forma recém-descoberta de colesterol parece ser "super-má", conduzindo a um risco aumentado de doença cardíaca. A descoberta pode levar a novos tratamentos para prevenir doenças cardíacas particularmente em pessoas com diabetes tipo 2 e os idosos.
A pesquisa, financiada pelo British Heart Foundation (BHF), descobriu que o "super-mau" colesterol, chamado MGmin-lipoproteína de baixa densidade (LDL), que é mais comum em pessoas com diabetes tipo 2 e os idosos, parece ser mais pegajoso do que o LDL normal e isto torna mais fácil a sua  fixação às paredes das artérias. Quando o LDL se fixa nas paredes das artérias, ajuda a formar as perigosas placas de gordura que causam a doença arterial coronariana (DAC).
DAC é a condição por trás dos ataques do coração, reivindicando 88 mil vidas no Reino Unido a cada ano.
Os pesquisadores fizeram a descoberta depois da criação da lipo-proteína humana MGmin-LDL em laboratório e, em seguida, estudaram as suas características e interações com outras moléculas importantes no corpo.
Eles descobriram que a MGmin-LDL é criada pela adição de grupos de açúcar ao "normal" LDL - um processo chamado glicação - formando LDL menores e mais densas. Mudando sua forma, os grupos de açúcar expoem novas regiões na superfície da LDL e estas regiões expostas são mais propensas a grudar nas paredes das artérias, ajudando a construir placas de gordura. As placas de gordura crescem nas artérias estreitas, reduzem o fluxo de sangue e podem, eventualmente, se soltar, provocando um coágulo sanguíneo que provoca um ataque cardíaco ou derrame.
A descoberta pode também explicar por que a metformina, uma droga amplamente prescrita para o diabetes tipo 2, parece levar a um risco reduzido de doenças cardíacas. Metformina é conhecida por levar a níveis mais baixos de açúcar no sangue, e esta nova pesquisa mostra que pode reduzir o risco de DAC, bloqueando a transformação de LDL normal no mais "pegajoso" MGmin-LDL.
Dra. Naila Rabbani, Professora Associada de Biologia Experimental da Escola Médica de Warwick , que liderou o estudo, disse: "Estamos animados para ver a nossa investigação conduzir a uma maior compreensão deste tipo de colesterol, o que parece contribuir para a doença cardíaca em diabéticos e idosos. Diabetes tipo 2 é um grande problema - dos 2,6 milhões de diabéticos no Reino Unido, cerca de 90 por cento têm o tipo 2. Também é particularmente comum em grupos de baixa renda e comunidades sul-asiáticas. 
"O próximo desafio é combater esse tipo mais perigoso de colesterol com os tratamentos que podem ajudar a neutralizar seus efeitos nocivos sobre as artérias dos pacientes."
Dr. Shannon Amoils, Assessor de Pesquisa na BHF, que financiou o estudo, disse:
"Sabemos há muito tempo que as pessoas com diabetes correm um maior risco de ataque cardíaco e derrame. Ainda há mais trabalho a ser feito para desvendar por que isto acontece, mas este estudo é um passo importante na direção certa. "Este estudo mostra como a composição e a forma de um tipo de colesterol LDL encontrado em diabéticos pode torná-lo mais nocivo do que outros tipos de LDL. Os resultados fornecem uma explicação possível para o aumento do risco de doença cardíaca coronária em pessoas com diabetes. Compreender exatamente como o LDL "super-mau" causa danos às artérias é crucial, assim como esse conhecimento pode ajudar a desenvolver novos tratamentos anti-colesterol para os pacientes."
A pesquisa foi publicada na revista Diabetes.
Para mais informações: Kate Cox, Gerente de Comunicações, Escola de Medicina de Warwick em +44 (0) 2476 574522 ou +44 (0) 7920 531221 ou kate.cox @ warwick.ac.uk Para entrar em contato Dr chamada Rabbani: +44 (0 ) 7880 850730 ou e-mail: N. Rabbani @ warwick.ac.uk
ou a assessoria de imprensa BHF em 020 7554 0164 ou 07764 290 381 (de horas) ou e-mail newsdesk@bhf.org.uk

3 comentários:

  1. Very shortly this web page will be famous among all blog visitors,
    due to it's good articles
    My webpage > beauty

    ResponderExcluir
  2. Right here iѕ the ρeгfect ωebpage foг anуone ωho wants to find out about thіs topic.
    You know so muсh its almost tough tо аrgue ωith you (not that I persоnаlly wіll need to…ΗaHa).
    You definitely put a brand new spin on a ѕubject
    that has beеn discussed for decаdes.
    Great ѕtuff, just wonԁeгful!
    Feel free to surf my blog post ... web programmer

    ResponderExcluir
  3. You actually make it seem ѕo easу along with уour presentatіon
    but Ι in finding thіs matter to be really one thing that I
    believe I might nеver understanԁ. It
    sort οf feеls too complicated and еxtremely
    huge for me. I am having a look аhead for your subѕequent
    publish, I will attempt to get the сling of it!
    Here is my web-site :: social media marketing

    ResponderExcluir