Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MAUS HÁBITOS GRUPAIS

QUEM INFLUENCIOU QUEM? POUPARÃO O BEBÊ AGORA?


Maus hábitos influenciam na saúde de casais estáveis: estudo americano diz que quando um dos parceiros fuma, tem dieta desequilibrada ou é sedentário o outro acaba se "contaminando".
Os casais estáveis, tanto heterossexuais como homossexuais, tendem a adotar os maus hábitos de cada parceiro, seja fumar, seguir dietas pouco saudáveis ou mesmo a levar uma vida sedentária, segundo um estudo divulgado nesta sexta-feira (19) pela Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos.
A pesquisa foi conduzida pela professora de sociologia Corinne Reczek que apresentará na próxima terça-feira na 106ª reunião anual da Associação Sociológica dos EUA, em Las Vegas (Nevada).
As conclusões contradizem a crença popular que "na alegria ou na tristeza, na saúde ou doença" a vida em casal contribui para reduzir os maus hábitos e promover tanto uma dieta mais saudável como passar a ir ao médico regularmente.
Corinne e seus colaboradores contaram com 122 pessoas que estão casadas em período de 8 a 52 anos. Dentre elas, 31 eram casais de heterossexuais que conviviam ou estavam casados; 15 eram de homossexuais e 15 eram de lésbicas.
No levantamento, 83% dos participantes heterossexuais eram brancos, 9% negros, um deles era de descendência asiática e dois eram latinos, sendo que um deles se identificou como "multirracial". No caso dos homossexuais, 63% eram brancos, 4% hispânicos ou latinos, uma pessoa se identificou como negra, uma como indígena hispano-americano e uma como sul-americana. 
A idade média dos casais heterossexuais era de 53; de homossexuais - 49 anos e de lésbicas - 43 anos. A renda familiar dos participantes variava entre US$ 40 mil e US$ 120 mil por ano.
O tempo médio de casamento era de 25 anos para os casais de heterossexuais, 21 anos para os de homossexuais e 14 anos para os de lésbicas.
Foi perguntado individualmente sobre os hábitos de fumar, consumo de álcool, dietas, padrões de sono e descanso, atividade física e outras práticas relacionadas a saúde. 
Corinne indicou que os hábitos insalubres são promovidos dentro destas relações íntimas e a longo prazo devido à má influência direta de uma das pessoas, mediante o sincronismo dos hábitos de saúde e por meio da noção de responsabilidade pessoal.
(Fonte: EFE | 19/08/2011 16:36-Portal IG – Minha Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário