Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2011

AUTOFAGIA DO CÉREBRO

Um estudo recente afirma que a falta de nutrientes no corpo de quem está em dieta provoca um efeito colateral de autofagia --o cérebro dá ordens para que as suas células comam a si mesmas-- e aumenta, ao mesmo tempo, a sensação de fome em um ciclo vicioso.
A descoberta, que causa certo mal-estar ao ser ouvida pela primeira vez, tem sua importância. Ela pode fornecer dados para o desenvolvimento de novos tipos de tratamento para redução de peso.
É comum as células cerebrais se alimentarem de si mesmas como um dos últimos recursos para se obter energia e reduzir a privação de alimentos.
O corpo, por sua vez, responde com a produção de ácidos graxos, e isso faz com que o sinal de fome fique ainda mais forte, assim como o impulso de se alimentar.
Uma análise com camundongos, porém, mostra que esse processo pode ser revertido, segundo a pesquisa.
Os cientistas pegaram as cobaias e inibiram a autofagia do cérebro. Com isso, evitou-se um aumento da sensação de fome em resposta à falta de comida.
Essa mudança química também gerou outra consequência. Os animais se tornaram mais magros.
A pesquisa, feita por cientistas do departamento de medicina da Universidade Yeshiva, em Nova York, está publicada no jornal "Cell Metabolism".

Nenhum comentário:

Postar um comentário