Pesquisar este blog

domingo, 14 de agosto de 2011

TABAGISMO FEMININO MATA MAIS!

Uma grande metanálise (avaliação conjunta dos resultados de vários estudos) demonstrou que há um risco relativo maior de doença arterial coronariana (DAC) em mulheres fumantes, quando comparadas com fumantes do sexo masculino. A DAC caracteriza-se pela formação de placas de gordura na parede das artérias, sendo a principal causa do infarto do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco.
O mecanismo que torna o tabagismo mais nocivo entre as mulheres não é totalmente conhecido, mas os autores da pesquisa acreditam que as mulheres possam extrair quantidades maiores de agentes tóxicos provenientes dos cigarros.
"As mulheres tabagistas têm um risco relativo 25% maior de DAC, quando comparadas com os homens fumantes, independente de outros fatores de risco cardiovascular como hipertensão arterial, diabetes ou colesterol elevado", disse a Dra. Rachel R. Huxley (Universidade de Minnesota, Minneapolis, Estados Unidos).
"O risco relativo aumentou 2% para cada ano de seguimento do estudo. Este fato fortalece a ideia de uma base fisiopatológica para a diferença entre os sexos.
Por exemplo, as mulheres podem extrair uma maior quantidade de substâncias cancerígenas e outros agentes tóxicos com o mesmo número de cigarros fumados pelos homens. Esta ocorrência poderia explicar o fato de que as mulheres fumantes têm o dobro do risco de câncer de pulmão quando comparadas com indivíduos do sexo masculino", finaliza a Dra. Huxley.
"A percepção de que as mulheres estão sob maior risco é preocupante, pois o consumo dos derivados do tabaco entre as mulheres tem aumentado nos últimos anos", alerta o Dr. Matthew A. Steliga (Universidade de Arkansas, Little Rock, Estados Unidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário