Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ATAQUE CARDÍACO EM MULHERES



Quando ocorre um ataque cardíaco, nem sempre os sintomas são os mesmos em mulheres e nos homens.
As mulheres nem sempre tem os mesmos clássicos sintomas de ataque cardíaco que os homens, como a dor no peito que irradia para o braço. Esse sintoma de ataque cardíaco pode certamente acontecer com mulheres, mas muitas experiências vagas ou até mesmo sintomas "silenciosos" podem não ser percebidos.
Estes seis sintomas de ataque cardíaco são comuns em mulheres: 
1. Dor ou desconforto no peito. Dor no peito é o sintoma mais comum de ataque cardíaco, mas algumas mulheres podem experimentar de forma diferente do que os homens. Ela pode  sentir como um aperto  e a dor pode estar em qualquer lugar no peito e não apenas no lado esquerdo. Geralmente é "verdadeiramente desconfortável", durante um ataque cardíaco, diz a cardiologista Dra. Rita Redberg, MD, diretora de Serviços Cardiovascular da Mulher da Universidade da Califórnia, em San Francisco. "É como um torno que está sendo apertado."
2. Dor em braço (s), costas, pescoço ou na mandíbula. Este tipo de dor é mais comum em mulheres do que em homens. Ela pode confundir as mulheres que esperam que a sua dor se concentre em seu peito e braço esquerdo e não as costas ou na mandíbula. A dor pode ser súbita ou gradual, e pode aumentar e diminuir antes de se tornar intensa. Se você está dormindo, pode acordá-la. Você deve relatar quaisquer "não típicos ou inexplicáveis" sintomas em qualquer parte de seu corpo acima da cintura para o seu médico ou outro profissional de saúde, diz o cardiologista C. Noel Bairey Merz, MD, diretor do Centro de Barbra Streisand da Mulher Coração no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles.
3. Dor de estômago. Às vezes as pessoas cometem o erro de pensar que dor no estômago, que sinaliza um ataque cardíaco, seja azia,  gripe ou uma úlcera no estômago. Outras vezes, as mulheres experimentam uma pressão abdominal forte, sentindo como se tivesse um elefante sentado em seu estômago, diz o cardiologista Nieca Goldberg, MD, diretor médico do H. Joan Tisch Centro de Saúde da Mulher do NYU Langone Medical Center, em Nova York.
4. Falta de respiração, náuseas ou atordoamento. Se você está tendo dificuldade para respirar, sem motivo aparente, você pode estar tendo um ataque cardíaco, especialmente se você também está tendo um ou mais outros sintomas. "Ela pode se sentir como se tivesse corrido uma maratona, mas sem fazer qualquer movimento," Goldberg diz.
5. Suor.  Começar a suar frio é sintoma comum entre as mulheres que estão tendo um ataque cardíaco. Ela vai se sentir mais como um estresse relacionado com o suor do que a transpiração por se exercitar ou passar um tempo no calor. "Faça o “check-out" se você não costuma suar assim e não há outra razão para isso, como  calor ou fogachos, Bairey Merz diz.
6. Fadiga. Algumas mulheres que têm ataques cardíacos se sentem extremamente cansadas, mesmo que tenham ficado sentadas por um tempo ou não se moveram muito. "As pacientes se queixame frequentemente de um cansaço no peito", diz Goldberg. "Eles dizem que não podem fazer atividades simples, como caminhar até o banheiro."
Nem todo mundo tem todos esses sintomas. Se você sentir desconforto no peito, especialmente se você também tem um ou mais dos outros sinais, ligue para emergência imediatamente.
O que não fazer se você sentir sintomas de ataque cardíaco:
Não demore para receber ajuda. "As mulheres geralmente esperam mais tempo do que os homens antes de ir para a sala de emergência", diz Rita F. Redberg, MD,  São Francisco. Mesmo que você ache que seus sintomas não são tão ruins ou vão passar, os riscos são muito altos.
Não dirija até o hospital. Você precisa de uma ambulância. Se você dirige, você pode ter um acidente a caminho e, possivelmente, se machucar ou machucar alguém.
Não peça que um amigo ou parente dirija, também. Você pode não chegar lá rápido o suficiente.
Não ignore o que você sente. "Não se preocupe em se sentir boba se você estiver errada," Goldberg diz. Você tem que começar o check-out imediatamente. 
"As pessoas não querem passar horas em uma sala de emergência, se não é um ataque cardíaco", Bairey Merz diz. "Mas as mulheres são realmente boas em decidir o que é típico para elas e quando procurar por cuidados de saúde."
FONTE: Por Lisa Fields - Avaliado por Brunilda Nazario, MD
http://www.webmd.com/heart-disease/features/womens-heart-attack-symptoms

Um comentário:

  1. Geralmente as mulheres omitem essas ocorrências quando se trata de infarto em mulheres, basta ver as repórteres femininas que escondem os fatos, e esse preconceito de que isso é doença de homem, levam muito óbitos em mulheres por todo o mundo....mesmo assim elas não aceitam a realidade.

    ResponderExcluir