Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MOSQUITO DA DENGUE e REPELENTE DEET

DEET (CAS# 134-62-3) é um composto químico que serve como repelente de insetos (Nome químico: N,N-dimetil-meta-toluamida ou N,N-dimetil-3-metilbenzamida ou Benzamida, N,N-dietil-3-metill-). É fabricado para ser aplicado diretamente na pele ou nas roupas, tendo como principal função proteger contra picadas de insetos. Em particular, o DEET protege contra picadas de carrapatos(que transmite a Doença de Lyme) e picadas de mosquito (que transmitem adenguemalária e febre amarela).
Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/DEET

Nova pesquisa da London School of Hygiene & Tropical Medicine, publicada pelo periódico PLos ONE, mostrou que mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela, expostos ao repelente DEET podem apresentar alterações em receptores olfativos, mudanças estas de curto prazo e não genéticas, que os tornam insensíveis a este repelente por até cerca de três horas após a exposição.
Os autores testaram mudanças nas respostas ao DEET em mosquitos Aedes aegypti, que picam durante o dia. Eles verificaram que a exposição de curta duração ao DEET foi suficiente para causar as alterações e verificaram que esta insensibilidade ao cheiro poderia estar correlacionada a uma diminuição na sensibilidade dos receptores de odor existentes nas antenas dos mosquitos.
Segundo os pesquisadores, novas pesquisas são necessárias para determinar quanto tempo o efeito dura, como os mosquitos podem superar o repelente e de que forma isso pode ser combatido. Isso não significa que devemos parar de usar repelentes - pelo contrário, o DEET é um repelente muito bom, e ainda é recomendado para uso em áreas de alto risco.
NEWS.MED.BR, 2013. Mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, expostos ao repelente DEET podem ignorar a substância por até três horas após o contato. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário