Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

GATOS e PROBLEMAS QUE CAUSAM


'Donos de gatos não têm ideia do dano que eles causam'

DÉBORA MISMETTI
EDITORA INTERINA DE "CIÊNCIA+SAÚDE"
Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress
Predadores
Predadores

Ninguém gosta de pensar em seu próprio bicho de estimação como um assassino serial desalmado, que mata por prazer e até põe em risco a sobrevivência de outras espécies. Por isso a campanha do empresário neozelandês Gareth Morgan, 60, tem despertado a revolta de amantes de gatos ao redor do globo.
No site da campanha Cats to Go, há afirmações absurdas para quem tem gatos, como: "Se seu gato morrer, não tenha outro; faça deste o seu último". Outras chegam a assustar os que costumam receber cadáveres de pássaro, lagartixa ou rato de "presente": os bichanos só entregam aos donos 20% do que caçam, segundo uma pesquisa que pôs câmeras nos gatinhos.
Morgan diz que ele mesmo já teve gatos e que não é contra os animais em si, mas pede uma posse mais responsável especialmente em seu país, onde quase a metade das espécies de pássaros nativas já foi extinta e uma parcela importante está ameaçada.
Os predadores que hoje caçam os pássaros neozelandeses, como gatos, ratos e coelhos são espécies invasoras no país. Pássaros locais como os quivis, que não voam, não têm chance, disse Morgan à Folha por telefone.
*

Folha - Por que centrar fogo em gatos e não cachorros ou ratos, que também são predadores dos pássaros da Nova Zelândia?
Gareth Morgan - Já há programas para controle de ratos e cachorros. Os cães precisam ficar presos e, se saem na rua, devem estar com coleira. Mas não há controle de gatos. Não tenho nada contra gatos presos. Um gato confinado é um 'pet', os demais são pestes.


Quando os gatos se tornaram um problema?
Eles vieram no século 19 com os colonizadores, assim como coelhos e furões.
Hoje, a Nova Zelândia é o país com mais gatos por pessoa. Ao menos 48% das residências têm um ou mais. Eles estão levando espécies nativas de pássaros à extinção.
Ainda que as agências de conservação ambiental sempre tenham sido contra os gatos soltos, ninguém nunca fez nada a respeito.
É uma questão delicada. As pessoas adoram seus gatos e já pensam que algo assim quer dizer que elas devam se livrar dos seus bichos. Não é isso. Há muitas ideias erradas circulando sobre os gatos. As pessoas dizem: "Deixo meu gato preso à noite, então tudo bem". Não é assim. Gatos caçam pássaros durante o dia. À noite, eles caçam roedores.
A consciência dos donos de gatos quanto aos danos que seus animais causam é muito limitada. Eles levam para casa só 20% das presas. Esse animais não matam por fome e sim por prazer.


Você já teve gatos?
Sim, quando meus filhos eram pequenos. Alguém me disse outro dia que os gatos são animais incríveis, até que atravessam a sala e arrancam a cabeça do seu periquito! Eles não ligam tanto para a gente.


Às vezes é difícil prender um gato, especialmente em casas com quintal. Como fazer?
Dá para usar tela de galinheiro, por exemplo. Prender não é impossível, mas é um novo desafio para os donos.


Você critica a sociedade protetora dos animais na Nova Zelândia. Por quê?
A prioridade deles era o bem-estar dos animais mas agora são os direitos deles, em particular dos gatos. Eles estão cuidando de colônias de gatos de rua. Eles dizem que os castram. Mas seria necessário castrar mais de 80% dos gatos de rua para evitar o crescimento da população. Eles estão castrando menos de 10% e deixando-os mais saudáveis. São assassinos mais saudáveis. Vou fazer campanha para que as pessoas parem de doar dinheiro a eles até que parem com isso.


O que eles deveriam fazer? Matá-los?
Sim. As pessoas deveriam ser encorajadas a capturar os gatos e entregá-los à administração local. Se não tiver dono, ele deve ser destruído. E donos que não conseguem mantê-los presos não devem ter gatos. O que peço é que esse gato seja o último.


Isso é muito chocante para quem tem gatos.
Não é metade do quanto é chocante ver quantos animais os gatos estão matando. Estamos investindo muito dinheiro para conservar a vida selvagem aqui.


Muitas pessoas estão revoltadas suas ideias.
Eu sei, eu adoro bichos. A questão é ser um dono responsável. O problema é que as pessoas não pensam nisso. Ao menos essa polêmica tem feito as pessoas pensarem mais.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1231788-donos-de-gatos-nao-tem-ideia-do-dano-que-eles-causam.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário