Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ENDOMETRIOSE, ALIMENTOS LÁCTEOS e VITAMINA D


Adicionar legenda
Mulheres que consomem mais de três porções de alimentos lácteos ao dia são 18% menos propensas a serem diagnosticadas com endometriose, comparadas às que ingerem duas porções.


etiologia da endometriose é pouco compreendida e alguns fatores de risco modificáveis foram identificados. Alimentos lácteos e alguns nutrientes podem modular fatores inflamatórios e imunológicos, que estão alterados em mulheres com endometriose.

Pesquisadores do Epidemiology Center, Brigham and Women's Hospital avaliaram se a ingestão de alimentos lácteos, os nutrientes concentrados em alimentos lácteos e os níveis de 25-hidroxi vitamina D (25-OH D) no plasma estão associados ao diagnóstico de casos novos de endometriose confirmados por laparoscopia entre 70.556 mulheres norte-americanas no Nurses’ Health Study II. 
A dieta foi avaliada através de questionário de frequência alimentar.
A pontuação para a previsão dos níveis de 25-OH D foi calculada para cada participante. 
Durante acompanhamento por um período de 14 anos (1991-2005), 737.712 pessoas/ano e 1.385 casos incidentes de endometriose foram comprovados por laparoscopia. A ingestão de alimentos lácteos e o baixo teor de gordura foram associados a um menor risco desta patologia. Mulheres que consomem mais de três porções de alimentos lácteos ao dia no total, são 18% menos propensas a serem diagnosticadas com endometriose, comparadas àquelas que ingerem duas porções ao dia (P = 0,03). Além disso, os níveis de 25-OH D no plasma foram inversamente associados à endometriose. Mulheres no quintil mais alto do previsto para os níveis de vitamina D apresentaram um risco 24% menor de endometriose do que as mulheres no quintil mais baixo (P = 0,004).
Os resultados sugerem que maiores níveis de 25-OH D no plasma e uma maior ingestão de alimentos lácteos estão associados a um risco diminuído de endometriose.
FONTE: http://www.news.med.br/p/medical-journal/340064/american+journal+of+epidemiology+mulheres+que+consomem+mais+de+tres+porcoes+de+alimentos+lacteos+ao+dia+sao+18+menos+propensas+a+serem+diagnosticadas+com+endometriose+comparadas+as+que+ingerem+duas+por.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário