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terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CIGARROS COM ADITIVOS




Cigarros com sabor levam jovens ao vício

Chocolate, café, baunilha, morango e menta. Estes são alguns dos sabores adicionados aos cigarros. No entanto, especialistas vêm discutindo medidas para evitar a venda desses produtos com gosto, já que eles conquistam um público cada vez mais fiel, inclusive jovens e até mesmo crianças.

Escrito por Felipe José de Jesus em Saúde e Vida - 01/02/2013

PAULA JOHNS: “A incorporação de sabores ao cigarro
é uma forma para atrair o jovem à experimentação”
Foto: Divulgação/Alaor Filho.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia publicado em março do ano passado a resolução 14/2012, que impedia o uso de substâncias que mudam o sabor ou o cheiro de produtos de fumo. Porém, recentemente, a entidade perdeu o prazo para recorrer contra a liminar obtida pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) para a fabricação de cigarros com aditivos.
Em entrevista ao jornal Edição do Brasil, a diretora executiva da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), Paula Johns, confessa que a liminar foi um retrocesso. Ela denuncia o Sinditabaco por fazer pressão em cima da Anvisa. Mesmo após participar do processo de retirada dos aditivos, o sindicato voltou atrás, diante do poderio da indústria tabagista no Brasil.
“A ACT, assim como os mais de 700 integrantes da Rede ACT, participou ativamente do longo processo de discussão e debate público sobre a resolução. Nós apoiamos o banimento de aditivos. O autor da ação que solicitou a liminar na Justiça foi o Sinditabaco, que também participou ativamente de todo o processo e na ocasião fez pressão contra a proibição dos açucares”, relata.
De acordo com Paula, a Anvisa, na época, cedeu na parte dos açucares e manteve apenas a proibição de mentol, cravo e outros sabores. “Entrar na Justiça para derrubar uma medida que tem o apoio de 75% da população e que reduz a atratividade dos cigarros para adolescentes é indefensável do ponto de vista do interesse público e da saúde, é lastimável”, salienta.
Sabor para aumentar vendas
Paula adverte que a venda dos cigarros de sabor é uma estratégia  para aumentar de vendas. “Está comprovado que a incorporação de sabores é uma forma para atrair o jovem à experimentação. Resultados de um estudo das pesquisadoras Valeska Figueiredo e Vera Luiza da Costa, do Centro de Estudos do Tabagismo, demonstram que o cigarro com mentol é o mais consumido entre os estudantes brasileiros”.
Ela ainda destaca que o sabor pode potencializar o vício. “Com certeza potencializa e existe o caso clássico da amônia. Em determinado momento, vários fabricantes de cigarros ficaram intrigados pelo fato de uma determinada marca estar vendendo muito mais do que a outra. Os concorrentes descobriram que a amônia fazia com que a nicotina chegasse ao cérebro mais rapidamente. Ao invés de denunciarem a prática, passaram a adicionar amônia em seus produtos ”.
Segundo a especialista, o cigarro é muito consumido em outros países, e com certeza no Brasil não é  diferente. “Um levantamento feito com mais de 70 mil estudantes comprovou que o aumento de vendas se deu após a experimentação de cigarrilhas com  sabores”, completa.
ACT não vai descansar
De acordo Paula, a ACT e a Anvisa estão de braços dados na luta contra a fabricação de fumo com aditivos. “Vamos continuar a defender a resolução e a entrada em vigor da mesma no prazo previsto, como temos feito desde que o texto inicial da resolução foi colocado em consulta pública. É importante informar para a população e desmistificar as inverdades e distorções promovidas pela indústria do tabaco. Como ainda não se trata de uma decisão definitiva e o prazo para cumprir a resolução é setembro de 2013, ainda há tempo hábil para viramos o jogo”, conclui a diretora.

Anna Monteiro
Diretora de Comunicação
21-3311-5640   21- 7864-3970

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