Pesquisar este blog

sábado, 17 de novembro de 2012

ALERGIA AO OVO


O ovo é um bom alimento, mas seu consumo não é indicado para algumas pessoas.

Já foi considerado responsável pelo aumento do colesterol, da saborosa gema presente nos doces. Por enquanto, a gema está inocentada.
Resta agora a alergia provocada pela albumina, a proteína da clara do ovo. Para evitar essa alergia, até há pouco, a recomendação era evitar o ovo, que está presente em alimentos como pães, doces e sorvetes.

Na reunião anual do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia, que se desenvolve atualmente na Califórnia (EUA), o médico Rushani Saltzman mostrou que 55% das crianças alérgicas podem tolerar ovos, com a técnica de dessensibilização por ele proposta (cozimento por 30 minutos e consumo de só 2/5 do ovo por um longo período).
A dessensibilização lenta de alérgicos já vem sendo usada com sucesso.

Desde 2009, é empregada no Hospital Gregorio Marañón, de Madrí. A médica Elena Alonso obteve 75% de cura de crianças, após cinco anos de tratamento.
Outra forma eficiente é a imunoterapia oral sugerida por A. Wesley Burks, em estudo no "New England Journal of Medicine" deste ano.
Usando albumina em pó, reconstituída com água, após 22 meses, 75% das crianças foram dessensibilizadas.
Esses tratamentos exigem cuidados. Crianças -e mesmo adultos sensíveis- podem apresentar severa reação ao ovo, com risco de vida, mesmo em pequenas porções.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/julioabramczyk/1183392-alergia-ao-ovo.shtml
Julio Abramczyk
Julio Abramczyk, médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico. Na Folha desde 1960, já publicou mais de 2.500 artigos. Escreve aos sábados na seção 'Saúde'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário