Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SEDENTARISMO e EXPECTATIVA DE VIDA


Sedentarismo já ameaça reduzir expectativa de vida.

Dentro de 18 anos, Brasil terá diminuído em 34% os níveis de atividade física desde o começo da década passada.

Sedentarismo: as dez doenças que mais matam nos 50 países mais ricos do mundo estão relacionadas à falta de atividade física
Sedentarismo: as dez doenças que mais matam nos 50 países mais ricos do mundo estão relacionadas à falta de atividade física (Thinkstock)
Um estudo que analisa dados de Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha, China e Índia alerta que o crescente sedentarismo nestes países ameaça formar a primeira geração de jovens que viverá menos que seus pais. O trabalho, que tem o American College of Sports Medicine como coautor, conclui que em 2030 a inatividade física pode abreviar em até cinco anos a expectativa de vida, caso seja mantido o ritmo atual.
As projeções, que tiveram a participação de 70 especialistas ligados às áreas de saúde e educação física, indicam que em 18 anos o Brasil terá diminuído em 34% os níveis de atividade física desde o começo da década passada. Somente entre 2002 e 2007, a queda foi de 6%.
Leia também:

Segundo Lisa MacCallum Carter, executiva global da Nike, que também é coautora da pesquisa, o País começa a sofrer os males que já são sentidos há algumas décadas pelos países mais desenvolvidos — de 1965 a 2009, a queda da atividade física nos Estados Unidos foi de 32%.
"As máquinas e carros têm feito as atividades físicas por nós, e isso é uma coisa boa, pois apreciamos o padrão de vida moderno. Mas é preciso observar a quantidade de movimento que é perdida por isso e buscar formas de compensar", afirma a executiva. "Se uma criança está ameaçada de viver uma vida mais curta que seus pais, este é o oposto do progresso humano."
Segundo Lisa, as estatísticas levam em conta outros fatores, como nutrição, mas o sedentarismo tem papel central, especialmente em países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Ela lembra que as dez doenças que mais matam nos 50 países mais ricos do mundo estão relacionadas à falta de atividade física.
(Com Estadão Conteúdo)
FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/sedentarismo-ja-ameaca-reduzir-expectativa-de-vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário