Pesquisar este blog

sábado, 24 de novembro de 2012

ADOLESCENTES BRASILEIROS e o USO DE ÁLCOOL e de TABACO



 RESUMO
OBJETIVO: Analisar o uso de álcool e tabaco em adolescentes brasileiros e identificar os subgrupos de maior risco.
MÉTODOS: Foi realizada revisão sistemática da literatura. A busca dos artigos foi feita em quatro bases de dados (LILACS, MEDLINE/PubMed, Web of Science e Google Scholar), websites especializados e referências dos artigos selecionados. Foram selecionadas referências em inglês e português, sem limites para ano de publicação (até junho de 2011), das quais foram incluídos 59 artigos que atenderam aos critérios de inclusão: envolver adolescentes brasileiros de dez a 19 anos de idade; avaliar a prevalência do uso de álcool e/ou de tabaco; usar questionários ou entrevistas estruturadas para mensurar as variáveis de interesse; ser um estudo populacional ou de base escolar que adotou procedimentos metodológicos para garantir a representatividade da população alvo (isto é, amostra aleatória).
RESULTADOS: A prevalência de uso atual de álcool (uso na época da pesquisaou no mês anterior) variou de 23,0% a 67,7%. A prevalência média (refl etindo uma tendência central das estimativas encontradas nos estudos) de uso atual de álcool foi de 34,9%. A prevalência de uso atual de tabaco variou de 2,4% a 22,0%, com uma prevalência média de 9,3%. Grande parte dos estudos estimou prevalências superiores a 10% para o uso frequente (66,7%) e pesado (36,8%) de álcool; a maioria deles estimou prevalências menores de 10% para o uso frequente e pesado de tabaco. A literatura nacional tem destacado a associação de fatores ambientais (religiosidade, condição de trabalho e uso de substâncias entre os amigos e parentes) e psicossociais (como confl itos com pais e sentimentos negativos e de solidão) com o uso de álcool e tabaco entre os adolescentes.
CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que o consumo de álcool e tabaco entre adolescentes tem atingido alarmantes prevalências em várias localidades do Brasil. Como hábitos não saudáveis tendem a continuar da adolescência até a vida adulta, políticas públicas que visam à redução do uso de álcool e de tabaco na população brasileira a médio e longo prazos podem direcionar a população jovem e os subgrupos de maior risco a esses comportamentos.
DESCRIPTORS: Adolescente. Comportamento do Adolescente. Tabagismo, epidemiologia. Consumo de Bebidas Alcoólicas,epidemiologia. Revisão. Brasil.
FONTE: http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v46n5/18.pdf  - Autores: Valter Cordeiro Barbosa Filho; Wagner de Campos; Adair da Silva Lopes - Rev Saúde Pública 2012;46(5):901-17 Revisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário