Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PROCALCITONINA (PCT) e FEBRE EM BEBÊS



O nível de procalcitonina é melhor do que a proteína C reativa (PCR) e a contagem de células brancas (leucócitos) do sangue para prever infecção bacteriana em bebês, com menos de três meses, em bom estado geral. A pesquisa foi publicada pelo Journal Watch Pediatrics and Adolescent Medicine.
A diferenciação entre infecção bacteriana grave e doença viral de menor gravidade em lactentes febris é muitas vezes difícil. Até o momento, nenhum teste de laboratório ou a combinação de testes mostrou ser bastante sensível e específico para a identificação de crianças jovens com infecções que necessitam de internação e tratamento com antibióticos.
Pesquisadores conduziram um estudo avaliando o valor diagnóstico dos níveis de procalcitonina em 1.112 bebês, em bom estado geral, com idade menor que três meses, que apresentavam febre sem uma causa determinada em serviços de emergência de sete hospitais espanhois e italianos, durante um período de três anos.
Os bebês foram submetidos a exames de urina de rotina, sangue e cultura de urina, medição do número de glóbulos brancos no sangue, da proteína C-reativa e de procalcitonina. Punção lombar e cultura de fezes foram obtidas conforme indicação médica. No geral, 289 crianças (26%) foram diagnosticadas com infecções bacterianas graves: 264 tiveram infecção do trato urinário (ITU), apenas duas tiveram gastroenterite bacteriana e 23 tiveram infecções bacterianas invasivas (22 tiveram bacteremia com ou sem ITU e uma teve meningite). 
Embora este estudo tenha sido retrospectivo, os resultados sugerem que a avaliação dos níveis de procalcitonina seja o exame de sangue mais útil para identificar uma doença bacteriana invasiva em crianças.
Este exame ainda não está disponível em todos os laboratórios.
 NEWS.MED.BR, 2012. Procalcitonina é melhor do que a PCR e contagem de leucócitos para prever infecção bacteriana em bebês febris, com menos de três meses, publicado pelo Journal Watch Pediatrics and Adolescent Medicine. Disponível em: . Acesso em: 29 nov. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário