Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ACNE e o ROACCUTANE


Mãe e filho descrevem drama desencadeado por acne.

BBC
  • BBC
    Will, jovem de 15 anos, disse em documentário da BBC que a acne afetou sua autoestima Will, jovem de 15 anos, disse em documentário da BBC que a acne afetou sua autoestima.
O documentário Dying for Clear Skin (Morrendo por uma pele limpa, em tradução livre), da BBC, aborda pessoas que tomam medidas extremas contra a acne. Ele conta também as histórias de jovens ingleses que tomam o remédio Roaccutane.
Segundo alguns especialistas, o medicamento pode causar sintomas como depressão e pode levar até mesmo ao suicídio. Mais de meio milhão de pessoas usam o Roaccutane em todo o mundo - entre elas, nove pessoas que usaram o remédio cometeram suicídio entre setembro de 2010 e setembro de 2011.
Dermatologistas britânicos estão preocupados com sinais de que alguns dos adolescentes que tomam o remédio, em tese, não precisariam do medicamento. "O Roaccutane é usado em demasia", diz o médico Tony Chu, que diz só prescrever a medicação em casos extremos.
Medicação
Os pais de Jesse Jones, um jovem de 24 anos da região de Dorset, no Reino Unido, culpam em parte o remédio pelo suicídio do filho no ano passado. Derek Jones, pai de Jesse, diz que o rapaz estava profundamente deprimido devido à acne.
"Seu desprezo a si mesmo era todo devido à acne. No começo, a culpa era da acne, mas o Roaccutane piorou a situação", diz Derek.
A Roche, empresa fabricante do remédio, afirma que não há estudos que comprovem nenhum elo entre o Roaccutane e depressão. Segundo a companhia, apenas uma pessoa em cada dez mil tem sintomas deste tipo.
Will, da região inglesa de Yorkshire, foi outro entrevistado do documentário da BBC. O adolescente de 15 anos conta que o problema é grave para muitos jovens e que a acne precisa ser levada a sério.
A mãe revela que ele estava desesperado para se livrar do problema de pele. Ela conta que Will está fazendo um tratamento em uma clínica e que sua autoestima estava tão baixa que o jovem sequer conseguia olhar os pais nos olhos.
FONTE: para a reportagem completa - http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2012/11/27/mae-e-filho-descrevem-drama-desencadeado-por-acne.htm

2 comentários:

  1. Verdade, eu sofro muito com essa mal também, tenho vergonha de sair para os lugares e de olhar nos olhos das pessoas. Acredito que o motivo dos suicídios seja devido aquela fase em que o remédio começa a fechar as glândulas sebáceas, expelindo tudo pra fora, esse é o momento mais difícil do tratamento e que nos deixa mais desanimados com o tratamento, podendo inclusive levar a pessoa à depressão e o suicídio.

    ResponderExcluir