Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

NÃO ENXUGUE O SUOR!



(Foto: Thinkstock)
Com as temperaturas subindo nesta época do ano, os esportistas precisam estar bem informados sobre os cuidados necessários para treinar sob calor intenso.  Além das recomendações que competem aos nutricionistas sobre a hidratação, destaco abaixo dicas importantes para garantir a atividade física mais segura e saudável:
- Evite exercícios quando a temperatura estiver acima de 30º C, principalmente se a umidade relativa do ar for maior do que 60%. O corpo humano produz muito calor durante o exercício e as altas temperaturas dificultam a transferência do calor do corpo para o ambiente.
- Não enxugue o suor. A evaporação do suor garante boa parte do controle térmico do corpo. Em ambientes muito úmidos, produziremos mais suor e a nossa tendência é tentar enxugá-lo. Isso impede a transferência de calor.
- Use roupas de tecido tecnológico. Há alguns anos a indústria esportiva desenvolveu com sucesso tecidos que aceleram a evaporação do suor e ajudam na termoregulação.
- Evite correr de dorso nu. O corpo absorve muito calor e o dorso nu, ao contrário do que parece, dificulta ainda mais a transferência de calor.
- Diminua a intensidade e principalmente a duração do exercício. Além do aumento exacerbado da temperatura corporal interna, o corpo sofre um desgaste cardiovascular considerável. Parte do suor produzido vem do plasma do sangue, deixando-o mais viscoso. Além disso, parte do sangue é desviado para a pele, justamente para contribuir no resfriamento corporal. Por esse motivo a freqüência cardíaca fica mais alta no calor. À medida que a atividade se prolonga, o estresse cardiovascular aumenta.  A tabela abaixo ajuda a visualizar quando o exercício pode se tornar uma ameaça.
Fontes:
Calor, Exercício Físico e Hipertermia: Epidemiologia, Etiopatogenia, Complicações, Fatores de Risco, Intervenções e Prevenção. Lígia Vilas, Ricardo Zanuto, Helga CA Silva, Acary SB Oliveira. Revista Neurociências, V.14, N.3, Jul/Set, 2006. (144-152).
Fisiologia do Exercício. William D. McArdle, Frank I. Katch, Victor L. Katch. 7ª Edição.
FONTE:  
28/11/2012
 às 19:04 \ Saúde - Por Renato Dutra - http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/saude/nao-enxugue-o-suor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário