Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de maio de 2013

GRÁVIDA FUMANTE e CONSEQUÊNCIAS PARA SUAS FILHAS


Adicionar legenda

Diabetes gestacional e os riscos de obesidade maiores em mulheres expostas ao tabaco ainda no útero.

(DailyRx News) -  Fumar é um perigo conhecido para a saúde no período gestacional. Mas a exposição de uma criança ainda no útero ao fumo pode seguir uma menina até a sua própria gravidez.

Um estudo recente analisou um grupo de mulheres grávidas que tinham mães que fumavam durante as suas gravidezes.

Os resultados deste estudo mostraram que essas mulheres grávidas que tinham mães que fumavam durante a gravidez tinham maiores chances de desenvolver diabetes gestacional e obesidade do que as mulheres cuja mãe não fumavam quando estavam grávidas.

Dr. Kristina Mattsson, da Divisão de Medicina Ocupacional e Ambiental da Universidade de Lund, na Suécia, fez um estudo sobre os riscos associados ao tabagismo durante a gravidez.

Para este estudo, os pesquisadores usaram dados do Registro Médico de Nascimentos da Suécia, que começou a registrar o tabagismo das mães grávidas em 1982.

Entre 1982 e 2010, os pesquisadores descobriram 80.189 gestações com informações suficientes para entrar no estudo.

Uma vez que este foi um estudo de gravidez, os pesquisadores estavam olhando para as consequências relacionadas ao fumo em filhas que cresceram e ficaram grávidas também. Especificamente, os pesquisadores estavam olhando para diabetes gestacional e obesidade nas filhas grávidas de mulheres que fumaram durante a gravidez.

A diabetes gestacional acontece quando uma mulher que nunca teve diabetes registra açúcar elevado no sangue enquanto ela está grávida. Com diabetes gestacional, os níveis de açúcar no sangue normalizam após o parto.

Os pesquisadores descobriram que as mães que fumavam moderadamente (entre 1-9 cigarros por dia) durante a gravidez tiveram filhas que eram 1,62 vezes mais propensas a desenvolverem diabetes gestacional, quando ficaram grávidas em comparação com as filhas de mulheres que não fumavam.

As mães que tinham sido fumantes pesadas ​​(mais de nove cigarros por dia) durante a gravidez tiveram filhas que eram 1,52 mais propensas a desenvolver diabetes gestacional em comparação com as filhas de mulheres que não fumavam.

As mulheres que foram fumantes moderadas durante a gravidez tinham 1,36 vezes mais chances de terem filhas que viriam a se tornar obesas.

As mulheres que eram fumantes pesadas ​​durante a gravidez tinham 1,58 vezes mais chances de ter filhas que viriam a se tornar obesas.

"As mulheres expostas ao fumo durante a vida fetal estavam em maior risco de desenvolver diabetes gestacional e obesidade", escreveram os autores do estudo.

Este estudo foi publicado em maio, em Diabetology.

FONTE: 

Revisto por Robert Carlson, M.D - Maio 19, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário