Pesquisar este blog

sábado, 18 de maio de 2013

RELAÇÃO CINTURA-ALTURA x I.M.C.


Relação "cintura-altura" é 'mais precisa do que o IMC "

A medida de sua cintura não deve ser maior do que a metade da medida de sua altura, de acordo com especialistas que afirmam que ter uma cintura muito grande pode reduzir drasticamente a sua vida útil.

Da cintura para altura relação 'mais precisa do que o IMC "
Mantendo a circunferência da cintura a menos da metade de sua altura pode ajudar a prevenir o aparecimento de problemas de saúde.  Foto: Alamy
Medir a relação da cintura de alguém à sua altura é  melhor maneira de prever sua expectativa de vida do que o índice de massa corporal (IMC), o método utilizado pelos médicos quando julgam saúde e risco de doença, disseram pesquisadores.
O IMC é calculado como o peso da pessoa em quilos dividido pelo quadrado da sua altura em metros, mas um estudo constatou que a medida mais simples de cintura contra altura produziu uma previsão mais precisa da vida.
Pessoas com a maior relação cintura-altura, cujas cinturas mediam 80 por cento de sua altura viveram 17 anos menos do que a média.
Mantendo a sua circunferência da cintura a menos da metade de sua altura pode ajudar a prevenir o aparecimento de doenças como doença cardíaca e acidente vascular cerebral e diabetes além de acrescentar anos à vida, disseram pesquisadores.
As crianças, em particular, podem ser examinadas a partir de cinco anos usando a relação cintura-altura para identificar aqueles com maior risco de obesidade e de doenças graves de saúde mais tarde na vida, foi alegado.
Pesquisadores da Oxford Brookes University examinaram dados sobre pacientes cujo IMC e a relação cintura-altura foram medidos em 1980.
Vinte anos depois, as taxas de mortalidade entre o grupo eram muito mais intimamente ligado ao início da relação cintura-altura dos participantes do que o seu IMC, sugerindo que é uma ferramenta mais útil para a identificação de riscos à saúde em um estágio inicial.
Ao comparar as expectativas de vários grupos de pessoas de vida em diferentes proporções cintura-altura, eles foram capazes de calcular quantos anos de vida foram perdidos conforme as medidas da cintura das pessoas aumentaram.
Por exemplo, um homem de 30 anos com uma relação cintura-altura de 0,8, o que representa o maior em 500 homens, estava a perder 16,7 anos de vida, devido ao seu tamanho.
Uma mulher de 50 anos com a mesma proporção, representando cerca de uma em cada 150 mulheres da mesma idade, perdem 8,2 anos de vida, em média.
Dra. Margaret Ashwell, cuja pesquisa anterior sugeriu que a relação cintura-altura pode ser uma ferramenta melhor do que o IMC para predizer uma série de doenças, apresentou seus resultados no Congresso Europeu sobre Obesidade, em Liverpool.
Medição da cintura de uma pessoa é importante porque ela representa os níveis de gordura visceral que se acumula em torno dos órgãos e é particular e intimamente ligada à condições como acidente vascular cerebral e doença de coração.
Ela disse: "Se você está medindo a relação cintura-altura você está recebendo um predição muito antes de que algo está errado, e então você pode fazer algo sobre isso.
"A beleza é que você pode fazê-lo em centímetros ou polegadas, não importa. Temos evidências crescentes de que isso funciona muito bem com as crianças também, porque enquanto eles crescem sua cintura está crescendo e também a sua altura."
FONTE: http://www.telegraph.co.uk/health/healthnews/10054519/Waist-to-height-ratio-more-accurate-than-BMI.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário