Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de maio de 2013

DIABETES, DEPRESSÃO e EPISÓDIOS HIPOGLICÊMICOS



Depressão está vinculada ao tempo do primeiro episódio de hipoglicemia grave.
Em pacientes adultos com diabetes, o tempo de primeiro episódio de hipoglicemia grave e número de episódios foram significativamente associados com a depressão, de acordo com pesquisadores. Os resultados foram publicados no Annals of Family Medicine .
Pesquisas anteriores já haviam revelado uma ligação entre depressão e diabetes. Neste estudo, J. Wayne Katon , MD, do departamento de psiquiatria da Universidade de Washington Medical School, em Seattle, e colegas procuraram examinar a ligação potencial entre depressão episódios hipoglicêmicos graves que levaram a uma emergência médica ou hospitalização. Eles realizaram um estudo longitudinal de 2 anos com 4.117 pacientes diabéticos (com idade mínima de 18 anos), fazendo ajustes para variáveis ​​sociodemográficas,  comorbidades médicas não relacionadas ao diabetes, episódios de hipoglicemia antes e comportamentos de risco à saúde (tabagismo e atividade física).
Pacientes com depressão eram mais jovens, do sexo feminino, solteiros e tratados com insulina. Eles também tinham mais comorbidades médicas não-diabetes-relacionadas, um número maior de complicações do diabetes, maiores IMC e taxas de tabagismo e eram menos ativos fisicamente.
De acordo com os dados, os pacientes com depressão versus aqueles sem depressão exibiram risco significativamente maior para um episódio de hipoglicemia grave (HR = 1,42, 95% CI, 1,03-1,96) e maior quantidade de episódios de hipoglicemia (RR = 1,34, 95% CI, 1,03-1,74).
"No período pré-inicial de 5 anos, 8,1% dos pacientes deprimidos com diabetes contra 3,1% dos pacientes do grupo controle não-deprimidos com diabetes experimentaram um ou mais graves episódios de hipoglicemia", escreveram os pesquisadores. "Durante o período de acompanhamento de 5 anos, 6,9% dos pacientes relataram pelo menos um episódio de hipoglicemia grave. Um total de 10,7% dos pacientes deprimidos com diabetes tiveram um ou mais episódios de hipoglicemia severa, em comparação com 6,4% entre os pacientes do grupo controle não-deprimidos ".
Após o ajuste para fatores de confusão e variáveis ​​clínicas, os pesquisadores escreveram que os pacientes com depressão tiveram episódios hipoglicêmicos graves significativamente mais curtos, mas significativamente mais episódios. No entanto, devido à natureza observacional do estudo, os pesquisadores escreveram que há limites para as interpretações de causalidade. Mais pesquisas são necessárias, acrescentaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário