Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

ASMA AGUDA e SULFATO DE MAGNÉSIO


Sulfato de magnésio intravenoso ou em nebulização pode não ajudar muito no tratamento da asma aguda grave: estudo randomizado, publicado pelo The Lancet Respiratory Medicine
Estudos anteriores sugeriram que o uso de sulfato de magnésio por via intravenosa ou em nebulização (MgSO4) pode melhorar a função respiratória em pacientes com asma aguda. O objetivo do estudo, publicado pelo periódico The Lancet Respiratory Medicine, foi determinar se o MgSO4 por via intravenosa ou em nebulização pode mesmo melhorar os sintomas de falta de ar e reduzir a necessidade de internação hospitalar em adultos com asma aguda grave.
Participaram do estudo duplo-cego, controlado por placebo, adultos (≥ 16 anos) com asma aguda grave admitidos em departamentos de emergência de 34 hospitais no Reino Unido. Foram excluídos os pacientes com características de risco de vida ou com contraindicação para estudar o medicamento. Foi usado um sistema de randomização central para alocar os participantes que usaram MgSO4 endovenoso (2 g em 20 minutos) ou MgSO4 em nebulização (três doses de 500 mg em uma hora) juntamente com a terapia padrão, incluindo o salbutamol, ou controle de placebo mais a terapia padrão sozinha. Foram avaliadas duas medidas de resultado primário em todos os participantes elegíveis que iniciaram o tratamento, de acordo com o grupo de tratamento atribuído: a proporção de pacientes internados no hospital no prazo de sete dias e a falta de ar medida em uma escala analógica visual de 100 mm nas duas horas após o início do tratamento.
Entre 30 de julho de 2008 e 30 de junho de 2012, foram recrutados 1.109 (92%) de 1200 pacientes, 261 (79%) de 332 pacientes alocados para nebulização com MgSO4 foram admitidos no hospital antes de 7 dias, assim como os 285 (72%) de 394 pacientes alocados para MgSO4 intravenosa e 281 (78%) de 358 controles. A dispneia foi avaliada em 296 (89%) pacientes que fizeram nebulização com MgSO4, 357 (91%) pacientes que receberam MgSO4 intravenoso e 323 (90%) dos controles. As taxas de internação hospitalar não diferiram entre os doentes tratados com qualquer forma de MgSO4, comparados aos controles. O MgSO4 intravenoso ou em nebulização não diminuiu significativamente as taxas de internação hospitalar e a falta de ar em comparação com o placebo.
Os resultados sugerem que o MgSO4 em nebulização não tem nenhum papel na gestão da asma aguda grave em adultos e, na melhor das hipóteses, sugerem um papel limitado para o uso de MgSO4 intravenoso nos pacientes avaliados na pesquisa.
NEWS.MED.BR, 2013. Sulfato de magnésio intravenoso ou em nebulização pode não ajudar muito no tratamento da asma aguda grave: estudo randomizado, publicado pelo The Lancet Respiratory Medicine. Disponível em: . Acesso em: 17 mai. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário