Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de maio de 2013

VITAMINA D e MIOMAS UTERINOS


Nível baixo de vitamina D pode aumentar risco de mioma, diz estudo

The New York Times - 26/04/2013

  • Getty Images
    A vitamina D, associada à exposição ao sol, tem sido associada à redução do risco de várias doençasA vitamina D tem sido associada à redução do risco de várias doenças
Níveis inadequados de vitamina D podem aumentar o risco de miomas uterinos, relata um novo estudo.
A vitamina D tem sido associada à redução do risco de várias doenças, mas este é o primeiro estudo a examinar sua ligação com miomas, tumores benignos do útero que podem causar dor e hemorragia.
Pesquisadores selecionaram aleatoriamente 620 mulheres brancas e 410 negras com idades entre 35 e 49 anos, e determinaram seus níveis de vitamina D com exames de sangue e seu estado de saúde através de questionários. A análise aparece na edição de maio do periódico Epidemiology.
Cerca de dois terços das mulheres tinham miomas. Em todo o grupo, apenas 10% das mulheres negras e 50% das mulheres brancas apresentavam níveis de vitamina D acima de 20 nanogramas por mililitro, geralmente considerado um nível adequado.
Após o ajuste para idade, atividade física, exposição ao sol e outras variáveis, eles descobriram que um nível de vitamina D acima de 20 nanogramas reduziu o risco de miomas em 32%, e que cada aumento de 10 nanogramas por mililitro de vitamina D foi associado a um risco 20% menor para o desenvolvimento de um mioma.
FONTE: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/04/26/nivel-baixo-de-vitamina-d-pode-aumentar-risco-de-mioma-diz-estudo.htm

Um comentário:

  1. Este estudo está atrasado num ponto: o mínimo aceitavel é de 50ng/ml de vit. D no sangue.

    ResponderExcluir