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terça-feira, 23 de novembro de 2010

MAÇOS DE CIGARRO FORA DA VISÃO DE TODOS


TABACO e CRIANÇAS:
 VAMOS ACABAR COM ESTA PROMISCUIDADE!
Tirar os cigarros do raio de visão nos pontos de venda, proibindo a propaganda, não só ajuda a mudar a atitude dos jovens para não fumar como não traz perdas financeiras para os negócios, de acordo com uma nova pesquisa publicada pelo Tobacco Control.
Neste novo estudo*, feito por pesquisadores da Universidade de Nottingham e financiado pelo Cancer Research do Reino Unido, pelo Escritório de Controle do Tabagismo da Irlanda e pela Sociedade Irlandesa de Câncer, os resultados mostraram que o número de adolescentes que foram aos locais de venda de cigarros caiu de 81% para apenas 22% depois de 1º de julho de 2009, quando os displays de anúncios de cigarros foram removidos na República da Irlanda.
Após a proibição da propaganda, poucos jovens acreditavam que fumar é um ato disseminado entre seus pares.
Antes, 62% acreditavam que mais de um em cinco crianças ou adolescentes da sua idade fumavam. Este percentual caiu para 46% depois da proibição.
Da mesma forma, 38% dos jovens acreditam que, com os displays cobertos, fica mais fácil para as crianças não fumarem e 14% acham que a lei facilita parar de fumar.
O estudo também mostrou que o apoio à proibição da propaganda subiu de 58% para 66% depois da medida entrar em vigor.
Um outro estudo** avaliou os dados de vendas de cigarros antes e depois dos displays serem removidos. Não houve nenhuma mudança significativa nas vendas, que continuam seguindo numa tendência de queda.
Uma legislação similar está para ser aplicada no Reino Unido.
A professora Ann McNeill, pesquisadora da Universidade de Nottingham, que liderou a pesquisa, disse: “Nosso estudo mostrou que remover os displays com propaganda nos pontos de venda tem um impacto mensurável no que os jovens pensam sobre o tabaco, e ajudam a destacar que cigarros ‘não são um produto normal’. O que puder ser feito para tornar os cigarros menos atrativos ajuda a prevenir os jovens de começarem a fumar”.
“Este estudo é o primeiro que examina o impacto da legislação nacional para remover os displays promocionais dos pontos de venda de cigarro no setor de varejo. Essas descobertas contradizem vários relatórios do varejo de que as vendas de cigarros tiveram uma queda rápida desde a aprovação da lei.”
Jean King, diretor de controle do tabaco do Cancer Research do Reino Unido, afirmou: “Esta pesquisa confirma que as atitudes mudam depois da retirada da propaganda, com a percepção do quanto é comum fumar, como o cigarro está disponível para os jovens e como é possível parar de fumar. Tirar a publicidade de cigarros do raio de visão ajuda a mudar a atitude dos jovens em relação ao fumo. Quanto menos o fumo aparece, menos propensos os jovens estão para começar a fumar”.
“As evidências da Irlanda mostram que os varejistas não sofrem perda de renda e que os negócios se adaptam quando os displays são removidos. As reclamações da indústria do tabaco e de seus grupos de apoio são no sentido contrário e esse estudo ajuda a desmitificar isso.”
Notas:
* McNeill, A. et al. Evaluation of the removal of point-of-sale tobacco displays in Ireland, 2010. Tobacco Control
** Quinn C, Lewis S, Edwards R, McNeill A. Economic evaluation of the removal of point of sale tobacco promotional displays in Ireland, 2010. Tobacco Control
Fonte: Tob Control. Published Online First 18 November 2010
Ann McNeill, Sarah Lewis, Casey Quinn, Maurice Mulcahy, Luke Clancy, Gerard Hastings, Richard Edwards
(Fonte: Medical News Today, 22/11/2010- REDE ACT)

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