Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

TRATAMENTO PARA O ZUMBIDO

O zumbido, também denominado tinnitus ou tinido, é uma sensação de som percebido pelo indivíduo na ausência de uma fonte sonora externa.  Às vezes, pode estar associado com tontura e surdez.
Pode ser referido como um chiado, apito, barulho de chuveiro, de cachoeira, de cigarra, de panela de pressão, de campainha, de pulsação do coração.
As causas são várias: causas otológicas, metabólicas, cardiovasculares, neurológicas, medicamentosas, psicológicas, odontológicas e musculares.
O tratamento consiste em restabelecer o equilíbrio muscular através da terapia manual orofacial e cervical, liberação dos pontos de tensão, eletroestimulação na ATM para melhora da posição da mandíbula e relaxamento dos músculos, treino da respiração, mastigação e deglutição para um melhor funcionamento da tuba auditiva e ventilação do ouvido médio.
Outro aauxílio é o da Terapia de Enriquecimento Sonoro, que visa estimular as vias auditivas e a terapia do TRT (Terapia de Habituação do Zumbido ou Tinnitus Retraining Therapy), que consiste num retreinamento das vias auditivas, a fim de provocar o desaparecimento do som.
Em alguns casos de zumbido com surdez são aplicados, além de exercícios, a estimulação das vias auditivas e o uso do aparelho auditivo.
Outra ferramenta terapêutica utilizada é a terapia acústica onde utilizamos um gerador de som que pode ser oferecido tanto de forma independente como em conjunto com o aparelho auditivo. Esse treino estimula o paciente a ignorar o som indesejado ou deixar de ouvi-lo.
Quando o paciente apresenta o sintoma de tontura associado ao zumbido é realizada a Reeducação Vestibular junto com o protocolo terapêutico já citado. Entende-se que os sistemas auditivo e vestibular estão intimamente relacionados e por este motivo a reeducação pode trazer de certa forma a diminuição do zumbido ou sanar o sintoma.
(Fonte: Karina Jullienne de O Souza - fonoaudióloga - Folhade Londrina)

2 comentários:

  1. Durante 3 Sextas-Feiras (começando na lua crescente),pingar com bom senso banha de galinha preta no ouvido para efetuar a cura .

    ResponderExcluir
  2. Valuable info. Fortunate me I found your web site
    accidentally, and I am surprised why this twist of fate did not
    came about in advance! I bookmarked it.
    Also visit my web page ; Thomas Coleman scammer

    ResponderExcluir