Pesquisar este blog

sábado, 20 de novembro de 2010

PRÓTESE OCULAR COM ÍRIS DIGITAL

Após perda do olho esquerdo, paciente reconquistou sua aparência
com a tecnologia de prótese ocular com íris digital.
[Imagem: Agência USP]
Olho digital
Uma prótese ocular de íris digital que vem sendo desenvolvida na Faculdade de Odontologia da USP deverá aumentar a qualidade de vida de pacientes que perderam o olho devido a traumas ou patologias na região ocular.
A inovação é fruto do trabalho dos pesquisadores Reinaldo Brito e Dias e Ricardo Cesar dos Reis.
A prótese é confeccionada a partir de uma fotografia digital da íris, substituindo a pintura manual normalmente utilizada. "A íris digital inovou o mercado mundial de próteses oculares", afirma o professor Dias.
"A pintura é um processo manual, que dificilmente reproduzirá com fidelidade a íris de um olho sadio - diferente da fotografia digital", garante Brito.
Além disso, o processo de confecção que utiliza a foto digital é capaz de capturar e reproduzir com alta precisão todas as nuances da íris do olho do paciente.
Fotografia do olho
A nova prótese, patenteada pela Agência USP de Inovação, surgiu de uma ideia relativamente simples: fotografar o olho sadio do paciente e transpor a imagem digital para a prótese ocular.
Contudo, as dificuldades em obter uma íris protética em que a imagem digital não se alterasse com a ação dos agentes químicos e físicos durante a confecção da prótese foram os grandes entraves para o desenvolvimento da tecnologia.
Foram necessários três anos de pesquisa para viabilizar o método de confecção da prótese ocular de íris digital no nível de fidelidade atual.
"O processo de confecção da íris digital consiste em reproduzir fotograficamente a íris do olho são na prótese. Dessa forma, tem-se uma prótese muito mais estética, o que interfere diretamente na aceitação e no bem-estar psicossocial do paciente", afirma Reis.
Outra vantagem da prótese ocular obtida pelo processo de íris digital é a sua longevidade. Segundo Dias, a prótese desenvolvida na FO possui uma durabilidade maior que a obtida com pintura.
Prótese de olho
Para Reis, a inovação desenvolvida e patenteada pela USP é, acima de tudo, de grande utilidade pública, pois permite produzir uma prótese muito similar ao olho perdido. "É um processo mais dinâmico que otimiza o atendimento, supre melhor a demanda, além de representar um menor custo de produção", afirma.
Entre os objetivos da pesquisa está o desenvolvimento de um banco de fotografias de íris digitais, visando criar próteses muito similares ao olho perdido do paciente em um curto espaço de tempo.
"O objetivo deste banco é fornecer um conjunto de íris que possam atender de maneira imediata a demanda de um paciente que precise de uma prótese para o dia seguinte", exemplifica Dias.
Atualmente, o Ambulatório da Disciplina de Prótese Buco Maxilo Facial da Faculdade de Odontologia (FO) da USP atende cerca de 160 pacientes para controle do Tratamento Reabilitador com esta tecnologia de prótese.
(Fonte: Marcelo Pellegrini - Agência USP-diariodasaude.com.br)

50 comentários:

  1. gostaria de saber como entrar em contato pois tenho uma colega com esse sonho de achar uma prótese com essa perfeição gostaria de entrar em contato.

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Procurei informações adicionais e tenho algumas referências para você, bom amigo.
    Escreva-me: jonisilvacorreia@gmail.com
    e repassarei o que encontrei, ok?
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber como entrar em contato pois tenho um esse sonho de achar uma prótese com essa perfeição gostaria de entrar em contato.é urgente, estou no pre operatorio e gostaria de uma coisa nova.moro ewm brasilia.
    anadf1@gmail.com

    ana

    ResponderExcluir
  4. Ola tambem gostaria de saber mais sobre essa nova protese,e com consigo entrar em contato para adquirir,tenho pretese no olho esquerdo!Meu ee-mail claudiociferreira@yahoo.com

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Thaísa, sou de Juiz de Fora(MG), gostaria de saber mais sobre essa prótese.Devido a um acidente de carro uso uma no olho esquerdo. Meu email: thaisa.lara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. OLá, sou do Go, gostaria de informações de como conseguir uma prótese. Uso uma que não está boa, no olho direito. Agradeço atenciosamente a informação. Meu e-mail: laksarts@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa prótese ainda não conheço mas conheço o trabalho da Solótica de São Paulo. As próteses são leves, pintadas a mão, bem naturais tb. Em 2015 custou 1.200,00.E fica pronta rapidinho. Indico.

      Excluir
  7. Fiquei muito contente em ter acesso a esta
    informação, agradeço o empenho das pessoas que
    trabalham para o nosso bem estar.
    Por gentileza,envie-me o endereço.
    Obrigada

    msmarkevicius@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de obter maiores informações. Agradeço antecipadamente.juliocesarbusato@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Ola, a minha deficiência é no nervo.
    Gostaria de saber se existe algum método para alinhar o olho esquerdo com o dirito, já que o direito possue um grau minimo de visão, e tem +ou- 0,5 cm de desvio para a direita. Dificulando concentração e atenção e outros.
    Ademir Soares - Maringá Pr
    godzen_ad79@hotmail.com - Obrigado

    ResponderExcluir
  10. ISOLDA GOSTARIA DE OBTER MAIORES INFORMAÇÕES. PRECISO FAZER UM PROTESE NOVA,ONDE POSSO ENCONTRAR O ENDEREÇO.ME MANDE POR FAVOR.
    ISOLDAZANGHELINI@GMAIL.COM
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça na Solótica de São Paulo, fiz lá, fica pronta em poucas horas.

      Excluir
  11. Olá gostaria de saber onde fazer um curso de prótese ocular....obrigado

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Não sei a resposta, mas acho que poderá obter informações na Faculdade de Odontologia, da USP.
    Tchau
    Joni

    ResponderExcluir
  13. por favor,como faço para consequir uma prótese dessa!

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Entendo que se você procurar a Faculdade de Odontologia da USP e contatar os professores citados no post obterá ótimas informações.
    Boa sorte.
    Joni

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber como fazer para conseguir este tipo de protese, tenho um parente que usa uma no olho direito apos um desastre porém não é tão perfeita como esta. moro no rio de janeiro. e-mail bia.zza@ail.com . Aguardo resposta obrigada

    ResponderExcluir
  16. BRINCADEIRA,POSTAM UMA MATÉRIA SOBRE INOVAÇÃO DE PRÓTESES OCULARES,FEITO QUE MILHARES DE PESSOAS,COM VISÃO MONOCULAR ESPERAM A VIDA TODA PARA ADQUIRIR,E NÃO TEM NEM ALMENOS A DECÊNCIA DE DEIXAR UM ENDEREÇO.ESTE TIPO DE MENSAGEM DEVERIA SER PROIBIDO PELA INTERNE,VEJA REDATOR DO TEXTO,A QUANTIDADE DE PESSOAS DESESPERADAS EM BUSCA DE UM ENDEREÇO. PARA CONTATO,INCLUSIVE EU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://protese-ocular.webnode.com/
      consegui este endereço, quem sabe pode ajudar

      Excluir
    2. Olá.
      Obrigado por compartilhar informações, pois este é o objetivo deste blog.
      É uma honra tê-lo por aqui,
      Um abraço.
      Joni

      Excluir
  17. PEÇO,POR GENTILEZA AO REDATOR DA MATÉRIA SOBRE PRÓTESE OCULAR COM ÍRIS DIGITAL,POSTAR TAMBÉM O ENDEREÇO PARA CONTATO COM RESPONSÁVEIS PELAS PRÓTESES,POIS QUEREMOS ADQUIRIR O PRODUTO MENCIONADO NA MATÉRIA.SERIA POSSÍVEL?

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Posso entender a angústia da pessoa que escreveu este último comentário e eu, Joni, responsável pelo blog, tenho que explicar:
    - não sou o redator do texto e sim, somente o divulgador;
    - o redator, Marcelo Pelegrini, deixa claro o local onde há atendimento;
    - procurei alguns dados na internet para poder auxiliar alguém, onde outros também podem encontra-los, e tão somente para bem atender aos que me direcionam questões;
    - até hoje, respondi a todos que me procuraram
    (a última mensagem minha foi para Bia, que tenho a impressão que não a recebeu, devido a algum erro que não meu);
    - com certeza, se tivesse postado os endereços que consegui fazendo pesquisas na internet menos trabalho eu já teria tido, pois não teria sido preciso responder a todos individualmente;
    - estou à disposição para repassar, a todos os que me procurarem, os endereços que consegui encontrar, mesmo sem ter certeza de contemplar a necessidade de cada um.
    Portanto, um pouco de calma nesta hora e eu,do meu lado, farei o que for possível para atender aqueles que de mim precisarem.
    Em um dos primeiros comentários e acima registrado deixei o meu e-mail pessoal.
    Quem quiser, pode me escrever e eu responderei.
    Com certeza!
    Aguardarei.
    Joni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joni.Meu noem é Edilson e moro em Brasília, e gostaria de saber se existe algum lugar aqui em Brasília que vende essa prótese.
      email: edilsonsantos7@gmail.com

      se puder me ajudar ficarei muito grato!

      Excluir
    2. Caro Edilson,
      Realmente não sei, mas acho que você poderá entrar em contato com o pessoal que desenvolveu esta prótese. O endereço para contato:
      Reinaldo Brito e Dias
      Vínculo:Chefe de Departamento
      Unidade: Faculdade de Odontologia - FO
      Setor:Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilo-faciais - ODC
      Telefone:(0xx11)3091-7879
      RICARDO CESAR DOS REIS - Consultório particular: fone (11) 5505-6364
      RICARDO CARDIM -
      E-MAIL: cardim@usp.br
      Boa sorte.
      Joni

      Excluir
    3. Não sr Joni,o sr não intende nossa angustia.Suspeito eu, que seu blog não seja confiável,futuramente veremos se é ou não.

      Excluir
    4. Caro senhor João Reis,
      Posso realmente não entender a angústia de cada um e, exatamente pela minha condição humana, peço que não me julgue tão severamente e tão intempestivamente.
      Até mais.
      Joni

      Excluir
    5. Sem mais delongas,Estou agindo!

      Excluir
  19. onde eo faco curso de protese ocular

    ResponderExcluir
  20. sou protetica , como q eu faco para fazer o curso de protese ocular

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Este tipo de prótese, conforme texto acima, é uma patenteado pela USP. Portanto, qualquer resposta sobre este assunto entendo que deva ser dada por ela.
    Se souber de um outro local que ofereça este curso, informarei incontinenti.
    Fraternal abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se custa muito cara esse tipo de prótese, se puder me diga o valor po favor. Também gostaria de saber de que material ela é feita, e se alguém que usa esse tipo de prótese tem problemas com secreção?

    ResponderExcluir
  23. Olá.
    Infelizmente, não posso lhe dar as respostas que necessita.
    Procure informações na USP: os endereços que tenho já estão postados.
    Espero que tenha boas indicações.
    Um abraço
    Joni

    ResponderExcluir
  24. ola meu sonho e de ter uma protese dese como faco pra ter uma me ajude pelo amor de deus abraco contato leozinho5995@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Entendo que se você contatar os professores da FAculdade de Odontologia da USP (endereços já acima relacionados)obterá o apoio que necessita.
      Um abraço.
      Joni

      Excluir
  25. ola minha filha fez a cirurgia da remoção do olho esquerdo gostaria muito dessa protese por favor entre em contato ela tem 1ano e 7meses. lily_ossanes@hotmail.com obrigado Liliane

    ResponderExcluir
  26. ola eu fiz a cirurgia da remoção do olho direito gostaria muito dessa protese por favor entre em contato . carlaiamille@hotmail.com obrigado Carla Peixoto

    ResponderExcluir
  27. Liguei para o unico telefone que consegui achar depois de mais 2 horas de pesquisa. O telefone eh o que o Joni disponibilizou acima. (11) 5505-6364

    Quando eu ligo ninguem sabe ou ja ouviu falar do Dr. Ricardo Cesar dos Reis, e eu achei ainda muito suspeito como a atendente atendeu como ja soubesse que mais um ligou pedindo a mesma coisa e que nao sabia de nada, que mudaram de consultorio e nao tinha nenhuma informacao. O que acho muito estranho.

    De qualquer forma pessoas, o Dr. quem criou esta protese eh Dentista e nao Oculista, nao tem especialidade em protese ocular em si, se voce achar o curriculo dele na internet, toda sua formacao eh voltada para dentista e proteses maxial e facial.

    Acho dificil apostar em algo de tanto valor para alguem que estudou a vida toda voltada para uma outra area.

    A tecnologia IRIS DIGITAL ela existe sim. Mas no Brasil ainda nao foi muito bem desenvolvida e divulgada.

    Conheco uma Dra. que chama Dr. Lewis, da California, quem ja tem usado esta tecnologia, ela tambem ja patentiou, e atende pessoas do mundo inteiro. Eu mesmo tive consulta com ela via SKYPE, e ja remanejei todo meu processo. O problema eh que eh muito CARO. O tratamento para botar esta nova protese com Iris Digital varia de 10 a 40 mil dolares dependendo da complexidade de cada caso. Mas os resultados sao IMPRESSIONANTES. Eh realmente muito REAL e imperceptivel. Ha testemunhas no site e tudo mais, videos no youtube, e da para notar o brilho das pessoas com a satisfacao do servico.

    O Site eh este abaixo (todo em ingles), e ha toda informacao que precise inicialmente para entrar em contato com eles.

    http://estheticeyes.com/

    Meu tratamento foi estimado em 20 mil dolares. Eu ainda estou avaliando a possibilidade. Qualquer duvida entre em contato comigo para maiores informacoes. Nao se preocupem, responderei.

    Email: lesc@usa.com

    Grande Abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Agradeço as suas informações e parabenizo pela grandeza em compartilhar isto tudo.
      A área da USP responsável por este trabalho é realmente a Faculdade de Odontologia e o Setor:Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilo-faciais - ODCs.
      Tentarei contatá-los e disponibilizarei o que conseguir, ok?
      Abraço e boa sorte a todos e todas.
      Tchau
      Joni

      Excluir
    2. Disponha Joni. Abracos. Leo

      Excluir
  28. olá me chamo hemerson gomes da silva tenho 25 anos moro na cidade de juiz de fora gostaria de saber como conseguir esta prótese pois fui assaltado e retiraram minhas corneas não tenho nehum dos olhos,eu só uso óculos escuros e com o calor me incomoda muito,fico estressado.Por favor me ajude meu e-mail:sidirleia@hotmail.com.Agradeço a ajuda e compreensão de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Hemerson,
      Pelo que sei, esta prótese é fruto de trabalho de pesquisa do pessoal da Faculdade de Odontologia da USP, setor de próteses dos maxilares e da face.
      Entendo ser fundamental o seu contato direto com os profissionais responsáveis por estes estudos.
      Tenho certeza que eles saberão reconhecer o seu problema e auxiliá-lo.
      Eu vivo distante de São Paulo e não tenho condições de fazer este contato direto, mas farei tentativas para saber mais detalhes sobre o assunto, ok?
      Boa sorte e um abraço.
      Joni

      Excluir
  29. gostaria de entrar em contato com vcs pois meu marido sofreu um acidente no olho esquerdo a dezessete anos atras e o usa atualmente uma protese de porcelana antiga como faço para entrar em contato com vcs.mora em porto belo sc por favor aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      As informações que tenho estão todas disponiblizadas nos comentários acima.
      Dê uma boa olhada e boa sorte nos seus contatos.
      Não sou da área médica e não posso me posicionar sobre estas questões, ok?
      Fraternal abraço.
      Joni

      Excluir
  30. gostaria de entrar em contato com vcs pois meu marido sofreu um acidente e perdeu o olho esquerdo a dezessete anos atras a sua idade hoje é de 35 anos e usa atualmente uma protese de porcelana antiga gostariamos de entar em contato com vcs moramos em porto belo sc ficamos no aguardo.

    ResponderExcluir
  31. Caros amigos,
    Sou da Paraíba e tenho visão monocular desde a tenra infância.Sempre usei próteses que eram feitas por um protético dentário de maneira muito artesanal. Gostaria muito de ter acesso a esse tipo de prótese.
    adrianoborgesmonteiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de saber o endereço da prótese digital, meu filho tem 13 anos e usa uma prótese ocular q não fica esteticamente perfeita, acredito q com esse novo método ficaria muito melhor esteticamente.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde , fiquei interessado neste tipo de proteses como que faço para adquirir , norbertonetto@hotmail.com , fico no aguardo de um contato.

    ResponderExcluir
  34. Boa Noite meu nome é Norberto Curvello sou da cidade de cruzeiro são paulo.
    Por gentileza gostaria de saber qual o endereço que procuro da iris , gostaria de adiquirir o produto , mas encontro dificuldade para ser atendido , sou do inteior de são paulo , ficaria facil se tivesse uma clinica nesta especialidade em são josé dos campos , mas estou disposto ir até são paulo alguem poderia me mandar quem eu posso procurar ou deixar tel , meu email norbertonetto@hotmail.com. boas festas a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça na Solótica,em São Paulo. Fiz lá,a prótese é pintada a mão, o técnico vai olhando o olho do paciente e pintando a prótese que fica igual o olho do paciente, bem natural. Em 2015 pagamos 1.200,00. Espero ajudar.

      Excluir