Pesquisar este blog

sábado, 20 de novembro de 2010

MEDICAMENTOS PARA DPOC

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA
Como o paciente pode solicitar medicamentos na rede pública?
A pessoa que precisa de medicamentos para o tratamento de doenças crônicas, como a DPOC, precisa ir até o posto de saúde mais próximo da residência, acompanhada de uma testemunha, preferencialmente com uma declaração médica que atesta ser portador desta patologia.
Deverá levar um comprovante de endereço e o documento de identidade e se cadastrar como portador de DPOC e solicitar a inscrição como usuário do SUS. O posto fará esta inscrição do SUS e deverá fornecer dois (2) cartões. Feita a inscrição, os pacientes podem se dirigir à farmácia do Posto de Saúde e solicitar os medicamentos que foram prescritos pelo médico (rede pública, particular ou convênio), contendo as doses diárias e a necessidade mensal. Deverão também solicitar no posto os exames de que necessitam.
Caso os remédios não estejam disponíveis, pergunte onde poderá consegui-los e peça que lhe forneçam a resposta por escrito. Se o funcionário do posto negar, faça uma declaração, de próprio punho, relatando tudo o que aconteceu no local. Coloque a data e assine junto com a testemunha. Tal documento será útil, caso necessite ingressar com uma ação judicial.
(Fonte: Ione Taiar Fucs, advogada/ http://www.dpoc.org.br/)

Um comentário:

  1. Senhores, a DPOC (avançada) é considerada como DOENÇA GRAVE pela RECEITA FEDERAL, para a isenção de IMPOSTO DE RENDA NA FONTE ?

    Obrigada.

    ResponderExcluir